Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) atua como um canal de comunicação direta entre o Tribunal e a comunidade servindo como importante instrumento de promoção da cidadania, dentro de uma linha de gestão participativa e fortalecimento da democracia, através dos canais de atendimentos existentes. É uma unidade voltado à defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, atribuindo maior transparência aos trabalhos e ações da Justiça Eleitoral e contribuindo para o aprimoramento dos serviços por esta prestados.
A Ouvidoria Regional Eleitoral sempre teve a preocupação em promover a inclusão das pessoas em vulnerabilidade, com permissão de acesso à Ouvidoria com vestimentas simples, tendo em vista a existência de duas entradas de ingresso a Ouvidoria, sendo que a primeira permite que o cidadão/cidadã possa estar com vestimentas informais (bermudas, shorts, regatas).
Assim, o atendimento presencial é realizado em uma sala junto à entrada do prédio sem a necessidade de cadastro na recepção e nem acesso pela catraca.
A entrada do prédio atende, também, aos parâmetros de acessibilidade, bem com dispõe em suas instalações condições necessárias para atender possíveis demandas às Pessoas em Situação de Rua, tais como consulta e regularização da situação eleitoral, segunda via de título, certidões e demais informações, dando ampla capacidade de atendimento e funcionando em horário estendido (das 8 às 19h).
As atribuições da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins e a forma de prestação de seus serviços estão regulamentadas na Resolução TRE-TO nº 476/2020.
A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral é comandada pelo Juiz Ouvidor, que é Juiz membro efetivo desta Corte:
Ouvidora: Juíza Silvana Maria Parfieniuk
Equipe da Ouvidoria é formada por:
- Monalisa Nascimento Miranda Cruz (Assessora da Ouvidoria)
- Rosângela Pereira Lima (Assistente da Ouvidoria)
- Teresa Cristina da Silva de Oliveira
- Denilson Mariano de Brito
- Paulo Rodrigues Cardoso
- Carolina Coelho de Oliveira (terceirizada)
- Gabriela Martins Saraiva Leal (terceirizada)
Frise-se que, com a Lei n. 13.460/2017, conhecida como o Código de Defesa dos Usuários do Serviço Público, ficaram reconhecidas as Ouvidorias Públicas como instituições essenciais à boa prestação dos serviços públicos e prevê a existência das ouvidorias em todos os Poderes e todas as esferas federativas conforme art. 13 e seguintes da respectiva lei.
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) funciona junto à ORE-TO.
Termos de uso
Ao utilizar os serviços da Ouvidoria, o usuário deve se identificar corretamente e apresentar os dados verídicos, sob pena de resultar frustrada a consulta pleiteada, de prejudicar a elaboração da resposta e da estatística, bem como de deixar de receber resposta, caso não forneça seu endereço (físico ou eletrônico –e-mail) de forma precisa.
Ao contatar a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO), o usuário-cidadão autoriza a coleta, pela Ouvidoria, de dados indispensáveis para que se possa prestar a informação solicitada. A Ouvidoria não compartilha dados pessoais de usuários com terceiros. Caso seja necessária a colaboração de outra unidade interna do TRE-TO para a prestação da informação solicitada à Ouvidoria, a demanda pode ser direcionada a esta outra unidade, com a finalidade de se prestar a informação de maneira precisa. Neste caso, apenas os servidores e colaboradores que precisam tomar conhecimento das informações para a formulação da resposta terão acesso a elas e apenas aos dados necessários à elaboração da resposta da respectiva área.
Galeria de Ouvidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – Museu Virtual da Justiça eleitoral:
- Juíza Silvana Maria Parfieniuk: 10/9/2024 a 3/7/2025 - Complementação do Biênio 2023/2025;
- Juiz José Maria Lima: 1º Biênio: 3/7/2023 a 23/8/2024;
- Juíza Ana Paula Brandão Brasil: 1º Biênio: 1/7/2019 a 2/7/2021; 2º Biênio: 2/7/2021 a 1/7/2023;
- Juiz Agenor Alexandre da Silva: 1º Biênio: 1/7/2015 a 30/6/2017; 2º Biênio: 4/7/2017 a 30/6/2019;
- Juiz Zacarias Leonardo: 1º Biênio: 05/6/2012 a 27/6/2013; 2º Biênio: 28/6/2012 - 30/6/2015;
- Juiz José Ribamar Mendes Júnior: 01/7/2011 - 27/6/2012;
- Juiz Marcelo Velasco Nascimento Albernaz: 01/5/2010 - 30/6/2011.
A história da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins iniciou em 2010, por meio da Resolução nº 209/2010, com suas atividades realizadas numa pequena sala no terraço do edifício sede do TRE-TO, com apenas um servidor efetivo o senhor Henrique Hugueney Romero, que com muita proatividade e dedicação ao longo dos anos, transmudou-a, e atualmente em uma sala maior, localizada na entrada do prédio, com ampla capacidade de atendimento, seguindo os requisitos de acessibilidade, e funcionando em horário estendido.