2021

Projeto + Mulher + Democracia e Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro , a Escola Judiciária Eleitoral em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura - SEAGRO, realizou em 27/11/2021, ação conjunta, que teve por objetivo a valorização e garantia de direitos dos sujeitos do campo à cidadania e inclusão social, com atividades de educação política da sociedade e atendimento cartorário ao eleitor. A ação aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Fidêncio Bogo, região de Taquaruçu grande, zona rural de Palmas.

Cadastro para o Repositório Nacional de Mulheres Juristas - A iniciativa atende à Resolução n. 418/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada em agosto do ano passado. A partir dela, os tribunais de todo o país estão implantando os arquivos com informações de mulheres com expertise em diferentes áreas do Direito e em todas as áreas jurídicas – magistratura, Ministério Público, advocacia privada ou estatal, acadêmicas e servidoras públicas.

Para participar, as juristas podem se cadastrar no Cadastro para o Repositório Nacional de Mulheres Juristas do TRE-TO . A medida amplia a participação feminina no Judiciário, proporcionando subsídios, por exemplo, para que as juristas sejam convidadas para eventos jurídicos como palestrantes ou painelistas, sejam citadas em peças processuais como referência bibliográfica ou designadas para compor comissões organizadoras e bancas examinadoras de concursos da magistratura.

Projeto Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro - Zonas

Link para detalhes das ações realizadas: https://bi.tre-to.jus.br/publico/sense/app/745065b6-bf52-48c8-bb1d-318046911d1d/sheet/defb1461-bc67-48ac-8640-85df7adeecca/state/analysis

Projeto + Mulher + Democracia : Mulheres nos Espaços de Poder, Direitos Igualdades e Diferenças de Gênero , o evento contou com a participação da juíza de direito titular da Vara Criminal de Itaberaí – GO, Hanna Lídia Rodrigues, e da professora e pesquisadora da UNITINS, Dr.ª Christiane de Holanda . O debate foi realizado dia 27/10/2021 às 20h, e mediado pela coordenadora do projeto +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa, membro substituta na Corte do TRE-TO.

Universitário na Justiça Eleitoral - Com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos e, em especial, os acadêmicos de Direito, a Escola Judiciária Eleitoral deu à oportunidade a 50(cinquenta) universitários de participarem das sessões plenárias ocorridas nos dias 25 e 26 de outubro de 2021.  A integração ocorreu de forma virtual e houve emissão de certificado de participação, pra fins de comprovação de carga horária extracurricular.

Projeto + Mulher + Democracia : Mulheres na Política Perspectivas e Desafios , realizada no dia 25/08/2021 às 19h. O evento mediado pela coordenadora do projeto +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa, membro substituta na Corte do TRE-TO, contou com a participação da advogada e professora, Dr.ª Graziele Lopes Ribeiro, e da professora e ex-prefeita de Natividade, Martinha Rodrigues Neto.

Semana das Diversidades do TRE-TO - Com rodas de conversa realizadas entre os dias 14 e 18 de junho, os debates fomentados buscaram sensibilizar os servidores e colaboradores a respeito de questões relacionadas à diversidade nas organizações, conflitos entre as gerações e a participação da mulher na política.

Projeto +Mulher +Democracia - Roda de Conversa online, com o tema: "Mulheres, Inspiração e Poder" , realizada no dia 7/6/2021, das 17h30 às 19h, por meio de parceria entre as EJE´s do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Paraná, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-PR no Youtube.

Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro online - realizadas no Colégio Militar de Palmas com os alunos de 2ª série e 3ª série do ensino médio, nos dias 24/5 em três horários (13h30, 15h e 17h), no dia 1/06 e 8/6/2021 em dois horários (14h e 16 h), com duração aproximada de 1 hora, cada evento.

Projeto +Mulher +Democracia - Roda de Conversa online, com o tema: "Mulheres na Atualidade" , realizada no dia 27/5/2021, das 16 h às 18 h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRETO no Youtube.

Live: Segurança da Urna Eletrônica e do Processo Eleitoral , realizada em 28/04/2021 às 17h, em parceria com o TRE-MS, por intermédio das Escolas Judiciárias Eleitorais do TO e do MS e transmitido ao vivo pelo canal do TRE-MS no Youtube.

O evento voltado ao público externo (candidatos, partidos, contadores, advogados e sociedade em geral) , proferiu com abordagem de temas afetos à justiça eleitoral, quanto aos esclarecimentos sobre a segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral, bem como os efeitos do voto nulo, branco e da abstenção na Eleição, e contou com a participação do senhor Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Dr. Giuseppe Dutra Janino, do senhor Chefe da SEVIN do TSE, Dr. Rodrigo Coimbra, do senhor Secretário de Tecnologia da Informação deste Tribunal, Valdenir Borges Júnior e com a Servidora da EJE MG, membro da ABRADEP, a senhora Dr.ª Juliana de Freitas Dornelas, além da Vice-diretora da EJE-MS, a senhora Dr.ª Maria Caroline Carloto Nantes.

Roda de Conversa com a Justiça Eleitoral , com os acadêmicos do 8º período da Faculdade Serra do Carmo, em 12/04/2021 das 17 h às 18h30. A primeira exposição, feita pelo chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação, Dourival Reis, abordou a temática “Diversidade e Cidadania”. Na sequência, o assistente da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE/TO), Henrique Romero, falou sobre acessibilidade. Já a importância do acadêmico no processo eleitoral foi destacada pela analista da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional, Carolina Novaes; e encerrando a programação, o coordenador de Desenvolvimento e Sistemas, Alysson Bruno, falou sobre Segurança do Processo Eleitoral e Desinformação.

I Congresso Virtual: Direito Eleitoral e Diversidade , realizado no dia 26/03/2021, pelo TRE-TO, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE-TO), o congresso virtual contou com a parceria da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep), com palestras e painéis, para discutir direito eleitoral, diversidade, desinformação e democracia. Temas caros à Justiça Eleitoral, e que merecem atenção.

Projeto Universitário na Justiça Eleitoral , realizado com acadêmicos da Universidade Serra do Carmo, que participaram sessão plenária do dia 23 de março, às 10 h e às 17 h, inclusive com emissão de certificado para fins de carga horária extracurricular.