Força de trabalho: Justiça Eleitoral do Tocantins contará com 21 mil pessoas nas Eleições 2020
Os mesários constituem a maior força de trabalho de uma eleição
Para as Eleições 2020, a Justiça Eleitoral do Tocantins contará com 21,3 mil pessoas para atuar diretamente no pleito, que acontece no próximo dia 15 de novembro. A força de trabalho é composta por mesários e equipe de apoio; magistrados, promotores, servidores e colaboradores e integrantes das forças de segurança.
Durante todo o processo eleitoral, o TRE-TO conta com atuação dos sete magistrados na Corte Eleitoral, 33 juízes eleitorais e 4 juízes auxiliares; além de aproximadamente 500 servidores e colaboradores lotados na Sede, 33 cartórios eleitorais e dois postos de atendimento em todo o estado. Dos órgãos ministeriais participam o Procurador Regional Eleitoral, 33 promotores e um promotor auxiliar.
Os mesários são fundamentais para a realização das eleições. Em 2020, a Justiça Eleitoral do Tocantins conta com 13.664 mesários distribuídos nos 871 locais de votação do Estado. Cabe a eles a identificação, colheita de assinatura no caderno de votação e habilitação do eleitor para votar. Cada seção conta com uma mesa receptora de votos, composta por quatro colaboradores que desempenham as funções de presidente, 1º e 2º mesários e 1º secretário.
Também fazem parte da força de trabalho 302 auxiliares contratados pelo TRE-TO para aos cartórios; e 4.719 apoios convocados, que desempenham as atividades de administrador de prédio, motorista, auxiliar de serviços eleitorais, entre outros.
Segurança
As equipes de segurança somam 2.110 integrantes, dentre os quais 1600 são policiais militares, 350 integrantes da Polícia Civil, 120 do exército e 40 policiais federais, além de efetivo da Polícia Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Guarda Metropolitana e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
As tratativas das demandas de segurança envolvidas no pleito serão coordenadas pelo Gabinete de Segurança Institucional – GSI.
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)