Atendimento do TRE-TO e parceiros a indígenas Krahô garante pleno exercício de cidadania
As ações aconteceram nesta terça-feira, 21, na Aldeia Mangabeira em Itacajá.
Ao abrir oficialmente os trabalhos do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, destacou que a ação significa a garantia do pleno exercício da cidadania e da democracia aos povos originários. O ato ocorreu na terça-feira, 22, na Aldeia Mangabeira, no município de Itacajá, distante 280 quilômetros de Palmas, a capital tocantinense. O atendimento, neste ciclo, é direcionado à etnia Krahô.
O ouvidor do TRE-TO e coordenador-geral dos Programas Permanentes do Tribunal, juiz José Maria Lima, afirmou que o desafio para os próximos anos é ampliar ainda mais o atendimento com a inclusão de novos parceiros.
Já o coordenador do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz eleitoral Eustáquio de Melo, avalia a ação desenvolvida pelo TRE-TO nas aldeias como de fundamental importância.
Por sua vez, o cacique da Aldeia Mangabeira, Issac Coru Krahô, afirma que a presença do TRE-TO e seus parceiros na comunidade é uma grande conquista.
Confira aqui mais detalhes sobre o tema.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Antônio da Luz (colaboração para a Ascom/TRE-TO)