CRE/TO participa do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil, em Foz do Iguaçu

O evento conta com uma programação voltada à modernização dos serviços, boas práticas, inovações processuais e fortalecimento institucional das Corregedorias.

CRE/TO participa do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil,...

A Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE/TO) participa do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), realizado entre os dias 26 e 29 de março, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reúne corregedoras, corregedores, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral de todo o país, com uma programação voltada à modernização dos serviços, boas práticas, inovações processuais e fortalecimento institucional das Corregedorias.

Representam a CRE/TO no evento os servidores Ateon Alves de Siqueira, Helaine Christina Rocha Pinto e Regina Bezerra dos Reis. Também participa como representante das zonas eleitorais do Tocantins o chefe de cartório da 4ª Zona Eleitoral, César Avelar Mineli.

No primeiro dia, os debates retomaram temas do último encontro realizado em Florianópolis (SC), com destaque para a flexibilização do modelo tradicional de organização das Zonas Eleitorais, apresentada por corregedorias do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina. A CRE/SC também abordou a terceirização nos cartórios eleitorais. Ainda nesse dia, representantes do TRE-PR apresentaram o curso “Práticas Cartorárias PJe - Zonas Eleitorais”, e a CRE/MA, em conjunto com a CRE/PA, apresentou estudo de caso sobre uso de documentos fraudulentos e seus impactos no RAE. A CRE/SP encerrou o dia com palestra sobre a autuação individual de processos de mesários faltosos.

1/ Galeria de imagens

O segundo dia teve início com a solenidade de abertura e, em seguida, o secretário da CRE/RS, Rafael Nunes, apresentou painel sobre o trâmite de cartas precatórias. Na sequência, representantes da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral falaram sobre a atuação estratégica do órgão. Durante a tarde, as Corregedorias Regionais apresentaram proposições à CGE, com sugestões como: regulamentação do acesso a dados do cadastro eleitoral, nacionalização do atendimento ao eleitor, evolução dos sistemas ELO, SINCO e Pardal, criação de ferramenta de consulta para mesários e implementação do SEEU na esfera eleitoral.

No terceiro dia, foi realizada a reunião oficial do Colégio de Corregedores. A ministra Isabel Gallotti, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, participou por videoconferência e proferiu palestra de abertura. A programação seguiu com a apresentação de projetos inovadores e boas práticas, como ações voltadas a comunidades tradicionais, encontros com coletivos sociais, programas de engajamento cívico, uso da Justiça Restaurativa em inspeções e estratégias de aproximação entre as corregedorias e as zonas eleitorais. Também houve palestra sobre assédio eleitoral.

As propostas debatidas serão formalizadas e deliberadas em plenária, resultando na Carta de Foz do Iguaçu, documento que irá nortear futuras ações das Corregedorias Regionais. O encerramento do encontro será realizado na manhã de sábado, 29, com palestra do escritor e psiquiatra Dr. Augusto Cury.

Para o servidor César Avelar Mineli, a participação no evento foi altamente proveitosa: “O evento tem um resultado muito positivo, sobretudo pelo sentimento de pertencimento e acolhimento. Percebemos ainda que a CRE/TO tem realizado um trabalho excepcional, que ultrapassa a ideia comum de órgão meramente correcional para atuar também como um suporte fundamental, visando um melhor clima organizacional e a facilitação das entregas institucionais.”

A participação da CRE/TO nesse importante fórum nacional fortalece o intercâmbio de experiências, permite acompanhar de perto as discussões sobre modernização, segurança, eficiência e gestão, além de possibilitar o compartilhamento das boas práticas adotadas no Tocantins com outros regionais.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

4- Aprimorar mecanismos de gestão processual

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

8- Aperfeiçoar mecanismos de governança

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Texto: CRE/TO

#ParaTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um ambiente que parece ser um salão de eventos bem iluminado e organizado.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido