Prazo para justificar ausência no segundo turno das eleições termina nesta terça-feira, 7
A justificativa pode ser feita de forma online e prática
O prazo para as eleitoras e eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em Palmas, no dia 27 de outubro, encerra nesta terça-feira,7, para justificar a ausência. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) alerta sobre a importância da justificativa e como pode ser feita.
A justificativa de ausência nas eleições pode ser feita pelo aplicativo e-Título, onde é necessário preencher um formulário e acompanhar a análise. Outra opção é o Autoatendimento Eleitoral, que permite solicitar ou acompanhar justificativas usando dados pessoais. Quem preferir pode justificar presencialmente, preenchendo o formulário e entregando no cartório eleitoral ou enviando via postal.
É válido lembrar que para quem estava fora do Brasil no dia do pleito tem um prazo maior para justificar: até 30 dias após o retorno ao território nacional, caso este ocorra após o encerramento do prazo geral.
E se não justificar?
O TRE-TO ressalta que aquelas pessoas que não justificarem podem ficar impedidas de obter passaporte, assumir cargos públicos ou realizar matrícula em instituições de ensino oficial. A Justiça Eleitoral orienta que a regularização seja feita o quanto antes para evitar transtornos.
Objetivos estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;
Guilherme Paganotto (Ascom TRE-TO) com informações do TSE.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra um eleitor preenchendo um formulário de justificativa de voto. Ele está sentado à frente de uma mesa, usando uma camisa branca, segurando uma caneta. Do outro lado da mesa, uma mesária está sentada, usando uma camiseta azul com o logotipo do TRE, acompanhando o processo.