TRE-TO se destaca no Relatório de Satisfação do Cliente Externo 2024 e atinge a "Zona de Excelência"
Os resultados com índice de 91 NPS no relatório foram divulgados nesta quarta-feira, 4

Com uma colocação na “Zona de Excelência”, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) divulgou nesta quarta-feira, 4, os resultados do Relatório de Pesquisa de Satisfação do Cliente Externo de 2024, realizado pela Ouvidoria Regional Eleitoral. A soma geral das avaliações alcançou o índice de 91 Net Promoter Score (NPS), ou seja, superou a meta estabelecida para o ano de 2024, que era 86 NPS.
Vale ressaltar que a meta do indicador para este ano de 2025 é de 87 NPS. Os resultados mensais da pesquisa estão disponibilizados no painel Qlik Sense (BI) para todas as unidades do TRE-TO, oportunizando à unidade avaliada a implementação de melhorias na prestação jurisdicional.
A Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins, responsável pelo atendimento ao cidadão, é a unidade responsável por mensurar o grau de satisfação dos clientes internos e externos, que geram os resultados do relatório.
Pesquisa de satisfação
APesquisa de Satisfação do Cliente Externo integra o Sistema de Gestão da Qualidade e tem como finalidade atender aos requisitos da norma ISO 9001:2015, principalmente o requisito “9 Avaliação de Desempenho”, e alimentar o indicador estratégico “7.3 Índice de satisfação do cliente interno”,que mede a satisfação das pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral tocantinense, em relação aos serviços prestados internamente (PETRE 2021 - 2026).
Com base nessas análises, os integrantes do processo se reúnem para propor melhorias, corrigir falhas e tratar os problemas identificados, buscando aumentar a satisfação dos clientes e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
Objetivos
A pesquisa visa compreender a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados nas Zonas Eleitorais, posto de atendimentos e bem como das unidades da sede do TRE-TO, localizada em Palmas. Consequentemente, a partir dos “feedbacks” recebidos, servirá como fonte de indicadores, desta forma contribuindo com a gestão no planejamento de ações que visem otimizar e corrigir possíveis falhas nos serviços oferecidos.
Como o índice de satisfação é mensurado?
O índice de satisfação do cliente externo é mensurado pelo método Net Promoter Score (NPS), que classifica os clientes em três categorias:
- Promotores ( notas 9 ou 10) clientes satisfeitos;
- Neutros (notas 7 ou 8) clientes indiferente;
- Detratores (notas de 0 a 6); clientes insatisfeitos.
Além das respostas quantitativas, a pesquisa também coleta respostas qualitativas que permitem uma análise mais específica das opiniões dos usuários da Justiça Eleitoral tocantinense.
Objetivos estratégicos do TRE-TO:
- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
- Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;
- 11. Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#Paratodosverem: Foto aérea da sede do TRE-TO