Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Adolfo Amaro Mendes, destaca papel das pessoas e dos processos na eficiência da Justiça Eleitoral do Tocantins
Magistrado palestrou em evento de capacitação com equipe da Corregedoria

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, a Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins sediou o evento de Socialização do Conhecimento da equipe da Corregedoria Regional Eleitoral.
A iniciativa tem como objetivo o aprimoramento institucional, a troca de experiências e o fortalecimento da atuação da Justiça Eleitoral no estado.
Na tarde do dia 20, em sua participação no evento, o desembargador Adolfo Amaro Mendes, corregedor regional eleitoral, enfatizou a importância de dois pilares fundamentais para o sucesso da Corregedoria e da Justiça Eleitoral do Tocantins: as pessoas e os processos.
Em sua fala, destacou que nenhuma instituição pode alcançar seus objetivos sem contar com profissionais capacitados, motivados e alinhados às diretrizes organizacionais.
Ao mesmo tempo, ressaltou que o talento humano precisa estar apoiado por processos bem definidos, organizados e continuamente aprimorados para garantir eficiência, agilidade e qualidade nos serviços prestados à sociedade.
O corregedor também frisou a relevância do trabalho desempenhado por magistrados, servidores, chefes de cartório, técnicos e analistas, que asseguram o bom funcionamento da Justiça Eleitoral.
Segundo ele, a capacitação contínua, o engajamento e a valorização dos profissionais são fatores determinantes para um desempenho de excelência.
Além disso, destacou a necessidade de ferramentas tecnológicas modernas e integradas, bem como da otimização dos processos de trabalho para garantir mais eficiência e transparência.
A Socialização do Conhecimento ocorreu em um contexto de preparação para as Inspeções de Ciclo 2025, reforçando o compromisso da Corregedoria com a fiscalização, o suporte às zonas eleitorais e a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos cidadãos.
Ao final de sua participação, afirmou que a expectativa é que a equipe da Corregedoria saia ainda mais alinhada e preparada para os desafios futuros, fortalecendo, respectivamente, a missão e visão da Justiça Eleitoral de “garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a democracia” e “ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral…”.
Texto: CRE-TO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão.
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública.
4. Aprimorar mecanismos de gestão processual.
5. Priorizar o julgamento dos processos relativos à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
#ParaTodosVerem: Na foto, um grupo de aproximadamente 18 pessoas posa em uma sala de treinamento do TRE-TO. Entre elas, está o corregedor do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, que veste terno e gravata. A equipe, composta por homens e mulheres, usa crachás e camisas institucionais. Ao fundo, há um projetor e, na frente, monitores exibem sistemas da Justiça Eleitoral. O clima é formal, indicando um evento de capacitação.