Corregedor do TRE-TO , desembargador Adolfo Amaro Mendes, destaca papel das pessoas e processos na eficiência da Justiça Eleitoral
Magistrado palestrou em evento de capacitação com equipe da Corregedoria

Em busca de aprimorar ainda mais a atuação da Justiça Eleitoral no estado, promover a troca de experiências e fortalecer o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO) realiza o evento Socialização do Conhecimento.
A capacitação teve início nesta quinta-feira, 20, na Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO). No primeiro dia do encontro, o vice-presidente do TRE-TO e atual corregedor regional eleitoral, desembargador Adolfo Amaro Mendes, destacou dois pilares essenciais para o sucesso da Corregedoria: as pessoas e os processos.
“Nenhuma instituição pode alcançar seus objetivos sem profissionais capacitados, motivados e alinhados às diretrizes organizacionais”, afirmou o desembargador. Ele também ressaltou que a eficiência dos serviços depende de processos bem estruturados, organizados e em constante aprimoramento.
Tecnologia e capacitação contínua
Outro ponto abordado foi a importância do trabalho dos magistrados, servidores, chefes de cartório, técnicos e analistas para o bom funcionamento da Justiça Eleitoral. Segundo o corregedor, o investimento em capacitação, engajamento e valorização dos profissionais é determinante para a excelência dos serviços. Além disso, ele defendeu o uso de ferramentas tecnológicas modernas e processos otimizados para garantir mais eficiência e transparência.
Preparação para 2025
A capacitação acontece em um momento estratégico, preparando a equipe para as Inspeções de Ciclo 2025. A iniciativa, que segue até esta sexta-feira, 21, reforça o compromisso da Corregedoria com a fiscalização, o suporte às zonas eleitorais e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
Ao final da palestra, o corregedor reforçou a expectativa de que a equipe saia ainda mais alinhada e preparada para os desafios futuros. “Nosso papel é garantir a legitimidade do processo eleitoral e fortalecer a democracia”, concluiu.
Objetivos estratégicos:
- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
- Aprimorar mecanismos de transparência pública.
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Na foto, um grupo de aproximadamente 18 pessoas posa em uma sala de treinamento do TRE-TO. Entre elas, está o corregedor do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, que veste terno e gravata. A equipe, composta por homens e mulheres, usa crachás e camisas institucionais. Ao fundo, há um projetor e, na frente, monitores exibem sistemas da Justiça Eleitoral. O clima é formal, indicando um evento de capacitação.