Ano Judiciário é aberto no TRE-TO e Via Eleitoral destaca planejamento para eleições de 2026
Planejamento eleitoral e regularização do título são destaques da edição desta semana
A mais recente edição do programa Via Eleitoral, transmitido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), abordou a retomada dos trabalhos da Justiça Eleitoral com a abertura oficial do ano judiciário, realizada na última terça-feira, 28 de janeiro. Durante a sessão inaugural, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, reafirmou o compromisso da instituição com a excelência na prestação de serviços eleitorais e destacou o planejamento antecipado para as eleições gerais de 2026.
"Nosso trabalho segue baseado na segurança, inclusão e resultado, com o objetivo de fortalecer a democracia, o Estado de Direito, a serviço de todos os cidadãos tocantinenses", ressaltou o desembargador.
Embora 2025 não seja um ano eleitoral, o TRE-TO já inicia os preparativos para o próximo pleito. O programa destacou que o planejamento é essencial para garantir eleições seguras e eficientes, reforçando que a Justiça Eleitoral segue atuante em diversas frentes.
Cadastro eleitoral e regularização para o SISU
Outro tema de destaque, foi a importância da regularização do título de eleitor, especialmente para quem deseja ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). A orientação para os eleitores é acessar o site do TRE-TO e verificar sua situação cadastral na aba "Autoatendimento Eleitoral". O processo de emissão do título ou regularização pode ser feito de forma rápida e prática pela internet.
Via Eleitoral
Produzido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, o Via Eleitoral é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, mantida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e na Rádio Unitins 96,1 FM de Palmas, mantida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário. Além disso, seu conteúdo é reproduzido por 44 rádios no interior do estado, em parceria com as emissoras de Palmas, ampliando o alcance da informação eleitoral em todo o Tocantins.
Objetivos estratégicos do TRE-TO:
- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
- Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#Paratodosverem: Banner azul com escrita "via eleitoral" e um desenho de microfone