TRE-TO realiza capacitação sobre indicadores de produtividade da Justiça Eleitoral com foco prático no uso do DataJud
A iniciativa é estratégica para consolidar uma atuação institucional mais eficiente e transparente.

Com o objetivo de fortalecer a cultura de gestão orientada a dados e aprimorar o desempenho institucional, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoverá nos dias 3 e 4 de abril de 2025 o curso “Descomplicando o DataJud – Uma abordagem prática dos indicadores de produtividade da Justiça Eleitoral”.
A capacitação será realizada na modalidade presencial e contará com a participação de servidores das Secretarias Judiciárias, da Tecnologia da Informação, da Corregedoria e da área de Planejamento.
A ação foi idealizada pela Corregedoria Regional Eleitoral e aprovada pela Administração do Tribunal, após tramitação no âmbito da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), mesmo não constando no Plano Anual de Capacitação de 2025. A relevância do tema e a necessidade de domínio técnico da base de dados DataJud motivaram a excepcional inclusão.
A capacitação
Ministrado por Gabriel Monteiro, servidor do TRE do Pará com vasta experiência em auditoria, governança e gestão processual, o curso pretende capacitar os participantes para o uso estratégico dos dados estatísticos que integram os painéis do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os indicadores de produtividade monitorados por meio do DataJud representam mais de 50% dos critérios avaliados no Prêmio CNJ de Qualidade.
Durante o treinamento, serão abordados os fundamentos do DataJud, a estrutura de envio de dados e os critérios do eixo de produtividade do Prêmio CNJ, como taxa de congestionamento, índice de atendimento à demanda, tempo médio de tramitação e metas nacionais. A metodologia inclui exposição teórica, estudos de caso e exercícios práticos.
De acordo com o corregedor regional eleitoral, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a iniciativa é estratégica para consolidar uma atuação institucional mais eficiente e transparente.
“A informação de qualidade é o primeiro passo para a tomada de decisões eficazes. Capacitar nossas equipes no uso do DataJud é investir em resultados concretos, alinhados aos padrões de excelência exigidos pelo CNJ e esperados pela sociedade”, destacou o corregedor.
Melhoria na qualidade
A expectativa é que a capacitação contribua para a melhoria na qualidade das informações prestadas pelo Tribunal, impulsione a eficiência na tramitação processual e reforce o uso de evidências para embasar decisões institucionais.
Para a Corregedoria, o curso representa um passo importante na consolidação de uma Justiça Eleitoral mais moderna, eficiente e conectada às diretrizes da governança judicial.
Objetivos Estratégicos:
4 - Aprimorar mecanismos de gestão processual
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11 - Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Texto: CRE/TO
#ParaTodosVerem: Banner na cor azul, com as escritas: DataJud – Base Nacional de Dados do Poder Judiciário. Na Lateral a imagem sombreada de um homem segurando um computador.