Urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições 2024 em todo o estado retornam à Central de Urnas na capital
O recolhimento teve início em março e finaliza agora em abril.

O recolhimento das urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições Municipais de 2024 está sendo realizado por todo estado. A ação, que foi iniciada no último dia 24 de março, tem o término previsto para acontecer no próximo dia 26. Ao todo, 4.995 urnas estão sendo recolhidas para ficarem na Central das Urnas Eletrônicas, em Palmas. O recolhimento é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), com o apoio das 33 zonas eleitorais do Tocantins.
O chefe de Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), Eduardo Koelln, falou sobre a importância desse recolhimento. “As urnas estão sendo recolhidas nesse momento, pois agora iremos submetê-las aos ciclos de exercitação, uma forma de manutenção preventiva. Isso é importante, pois nesse estágio iremos realizar o STE - Sistema de Testes Exaustivos -, esses testes serão realizados agora, na parte interna, para vermos se as urnas estão aptas para mais um ciclo eleitoral”.
Além das urnas, todo o material disponibilizado pelo TRE-TO, como bobina de papéis, cabines de votação, prateleiras, baterias de urnas, entre outros suprimentos, retornam em segurança para a capital.
Urnas recolhidas
Com seu início ainda no mês de março, a ação executou seus primeiros carregamentos com as urnas das seguintes zonas da região norte do estado: 32ª ZE de Goiatins, 33ª ZE deItacajá, 23ª ZE de Pedro Afonso e 8ª ZE de Filadélfia.
Já o término do recolhimento, previsto para o dia 26 de abril, será com o retorno das urnas dos municípios da região sul do Tocantins, das seguintes zonas: 19ª ZE de Natividade, 20ª ZE de Peixe e 2ª ZE de Gurupi.
Eleições 2026
Tanto a manutenção das urnas, quanto o STE, são realizados com o compromisso do pleno exercício da democracia para todos os tocantinenses. Por isso, o TRE-TO busca efetivar uma rota de confiança e transparência eleitoral para as Eleições 2026, iniciando esse novo ciclo com o retorno das urnas eletrônicas para instalações seguras e preparadas para esse acolhimento.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Pablo Gabriel (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra quatro homens manuseando caixas de transporte de urnas eletrônicas em um ambiente logístico. As caixas, identificadas com os dizeres "URNA ELETRÔNICA - JUSTIÇA ELEITORAL - UE2022", estão empilhadas sobre um pallet azul e sendo movimentadas com o auxílio de um carrinho hidráulico. As etiquetas nas caixas indicam as seções eleitorais e os municípios de destino. Ao fundo, um caminhão está parcialmente carregado com mais caixas semelhantes.