No Dia Internacional da Checagem de Fatos, TRE-TO alerta eleitorado sobre desinformação
A desinformação pode comprometer o direito à escolha consciente

Uma mensagem chega pelo celular. O título chamativo desperta a vontade de compartilhar, mas será que é verdade? Para reforçar a importância da verificação, nesta quarta-feira, 2, celebra-se o Dia Internacional da Checagem de Fatos. No contexto eleitoral, a desinformação pode comprometer o direito à escolha consciente. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) alerta: a checagem começa com cada cidadã e cidadão.
Em um mundo onde as fake news circulam com rapidez, parar para checar antes de repassar é um gesto de responsabilidade. Antes de compartilhar qualquer informação, é essencial ler com atenção, verificar a fonte e confirmar a veracidade dos fatos.
Canaisoficiais
O combate às fake news é uma das prioridades da Justiça Eleitoral tocantinense, e por esse motivo, são disponibilizadas ferramentas para que os usuários tenham acesso às informações verdadeiras e legítimas sobre o sistema eleitoral. A página Fato ou Boato, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um dos dispositivos de fácil acesso, onde a cidadã ou cidadão por meio de consultas rápidas, atesta a veracidade dos conteúdos. Outra forma é entrar em contato com a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), do TRE-TO, pelo número 0800 686 800, que funciona como ligação normal ou WhatsApp.
Além disso, o TRE-TO lançou em 2024, o Guia básico de Enfrentamento à Desinformação. A cartilha, criada apenas em formato digital, serve para ajudar a cidadã e o cidadão a reconhecer, não compartilhar e denunciar qualquer tipo de desinformação sobre o processo eleitoral em suas mais diversas formas.
Com ela o eleitorado terá acesso às explicações definições de desinformação, fake news e deepfakes, podendo entender por que devem ser combatidas e qual o papel da sociedade nisso, aprender como identificar e evitar compartilhar desinformação, além de conferir agências de checagem de informações. Vale ressaltar que a cidadã ou cidadão deve buscar somente os canais oficiais para checar informações.
O TRE-TO também orienta que os eleitores busquem informações nos canais oficiais da Justiça Eleitoral e denunciem conteúdos falsos que possam impactar o processo eleitoral. A iniciativa faz parte dos esforços contínuos para garantir a transparência e a credibilidade das eleições.
Para mais informações sobre o combate à desinformação, acompanhe o TRE-TO.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Fotografia de uma mão segurando um celular sobre uma mesa de madeira clara. A tela do aparelho está iluminada. No fundo, levemente desfocado, há um bloco de anotações fechado e algumas canetas espalhadas sobre a mesa. Do lado direito, parcialmente visível, há uma xícara branca sobre um pires. A cena transmite um momento de pausa e análise, sugerindo reflexão antes de qualquer ação.