Equidade racial é tema de palestra realizada pelo TRE-TO nesta segunda-feira, 14
A ação foi ministrada online pelo jurista e ex-magistrado Marlon Jacinto Reis.

Discutir a equidade racial no judiciário foi a pauta da palestra ministrada pelo jurista e ex-magistrado Marlon Jacinto Reis, na tarde desta segunda-feira, 14. A iniciativa integra o Plano Anual de Capacitação 2025 e buscou promover um ambiente mais inclusivo no âmbito da Justiça Eleitoral, em consonância com o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial.
Com o tema “Diálogos sobre a equidade racial no Judiciário", a palestra aconteceu no formato online pela plataforma Google Meet. Na ocasião, o jurista abordou a importância da equidade no ambiente jurídico, visando condições mais justas e iguais.
Na abertura, a servidora Teresa Cristina da Silva de Oliveira, representante do TRE-TO no Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, reforçou a necessidade da temática para ampliar o debate na Justiça Eleitoral tocantinense. “Esse evento é um marco para a construção de um futuro mais justo onde o direito à equidade racial é um passo para a construção de uma sociedade mais igualitária para todas e todos”, declarou Teresa Cristina.
Assuntos discutidos
Na oportunidade, o palestrante ressaltou acontecimentos da história brasileira, como a escravidão. Marlon Reis citou ainda exemplos de racismo, descriminação e preconceito. Outro ponto abordado foi referente às conquistas já alcançadas, como as cotas. “O Brasil tem uma desigualdade construída. Cinco milhões de pessoas foram trazidas de África para cá. O maior deslocamento forçado por 400 anos e continua acontecendo nos dias atuais”, destacouMárlonReis.
Participaram do evento servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários do TRE-TO.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Leandro Cardoso (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma conferência online realizada pelo Google Meet. Podemos ver imagens em miniatura de pessoas cuja suas câmeras estão fechadas, e na parte superior podemos ver quatro pessoas. E nelas estão dois homens e duas mulheres.