Com suporte do TRE-TO, Justiça Federal do Tocantins promove curso sobre o uso de IA
Capacitação aconteceu entre os dias 9 e 11 de abril.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) prestou apoio à Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), que promoveu entre 9 e 11 de abril, o curso “Inteligência Artificial Generativa e Estruturação de Prompt – Soluções de IA Generativa Aplicadas ao Judiciário: Técnicas Básicas e Avançadas de Estruturação de Prompt”.
Para a realização da capacitação, o TRE-TO emprestou a sala do Laboratório de Informática, localizado no Anexo I do Tribunal. Os agentes da Polícia Judicial do TRE-TO, Sergio Francatti e Anderson Melo, também prestaram apoio ao evento.
O curso
Voltado para magistrados e assessores do 1º grau, o curso integra a ampliação do Projeto Sinergia e faz parte da estratégia do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para implementar o uso de inteligência artificial generativa nas rotinas judiciais. O objetivo é capacitar os participantes para o uso técnico, eficiente e ético da tecnologia, com foco no aumento da produtividade e na segurança no tratamento de dados judiciais.
As aulas foram ministradas pelo juiz federal Náiber Pontes de Almeida, auxiliar da Corregedoria do TRF1 e gestor dos sistemas judiciais, e pelo juiz federal Rodrigo Gonçalves de Souza, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).
Objetivos Estratégicos:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações da SJTO.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra cinco homens posando para uma foto em frente a uma tela de projeção que exibe o título "Soluções de IA para a Justiça Federal". Três dos homens estão vestidos formalmente com ternos, camisas sociais e gravatas, enquanto os outros dois vestem uniformes pretos com a bandeira do Brasil no braço e a inscrição "TRE-TO". O ambiente é uma sala com ar-condicionado na parede e persianas cobrindo as janelas ao fundo.