Com foco no uso prático do DataJud, TRE-TO realiza capacitação sobre indicadores de produtividade da Justiça Eleitoral

O curso teve início nesta quinta-feira, 3, e encerrará na sexta, 4.

a imagem mostra uma sala de aula ou treinamento onde um homem vestido com um blazer cinza e calç...
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

A Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) é responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos dos tribunais. Como forma de aprimorar o conhecimento da plataforma e fortalecer a cultura de gestão orientada a dados, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promove o curso “Descomplicando o DataJud - Uma abordagem prática dos indicadores de produtividade da Justiça Eleitoral”. A capacitação teve início na tarde desta quinta-feira, 3, e encerrará nesta sexta, 4.

Na abertura do curso, o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), Clairton Thomazi, desejou um bom treinamento a todos os participantes, servidores da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/TO) e da área de planejamento do TRE-TO. “O professor foi muito bem recomendado, com vasta experiência, por isso desejo a todos uma ótima capacitação hoje e amanhã”, disse o coordenador.

A capacitação

O curso é ministrado pelo servidor do TRE do Pará, Gabriel Monteiro, experiente em auditoria, governança e gestão processual. “Primeiramente quero agradecer a oportunidade de estar aqui no TRE Tocantins”, falou ao dar início a capacitação. “A impressão que eu tive, quando comecei a trabalhar com o DataJud, é que ninguém queria chegar perto dele, pois era muito complexo e as pessoas não conseguiam entender o sistema. A grande dificuldade também é que temos uma série de fontes sobre o tema, em diversas normas e webinários, sem um lugar completo, então tive que ir atrás e entender todo o processo e trouxemos aqui muitos exemplos, por isso esse curso ‘descomplicando o DataJud’”, disse o servidor do TRE Pará.

Durante o treinamento, serão abordados os fundamentos do DataJud, a estrutura de envio de dados e os critérios do eixo de produtividade do Prêmio CNJ, como taxa de congestionamento, índice de atendimento à demanda, tempo médio de tramitação e metas nacionais. A metodologia incluiu exposição teórica, estudos de caso e exercícios práticos.

1/ Galeria de imagens

Idealização

A ação foi idealizada pela CRE/TO e aprovada pela Administração do Tribunal, após tramitação no âmbito da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) e da EJE/TO, mesmo não constando no Plano Anual de Capacitação de 2025, por causa da relevância do tema e da necessidade de domínio técnico da base de dados do DataJud.

Objetivos Estratégicos:

4 - Aprimorar mecanismos de gestão processual

7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança

9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

11 - Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: a imagem mostra uma sala de aula ou treinamento onde um homem vestido com um blazer cinza e calça preta está dando uma apresentação para um grupo de participantes. Ele está de pé próximo a um projetor que exibe um slide com o título "Descomplicando o DataJud". Os participantes estão sentados em cadeiras pretas e amarelas, distribuídas em mesas brancas. Alguns estão tomando notas, enquanto outros utilizam laptops ou celulares. A sala tem paredes claras com divisórias e um projetor fixado no teto. Há também um ar-condicionado instalado na parede, e na mesa do apresentador há um notebook e um copo de água.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido