“Obras Raras": mostra literária celebra o poder da leitura no TRE-TO
A exposição integra a 15ª Semana Cultural e apresenta exemplares históricos da coleção de servidor aposentado, em homenagem ao Dia Mundial do Livro

A importância da leitura é retratada na exposição “Obras Raras”, que acontece no hall de entrada do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) nesta terça e quarta-feira, 29 e 30. A mostra apresenta exemplares de livros antigos do servidor aposentado Francisco Augusto de Aguiar Ramos.
A ação acontece dentro da 15ª Semana Cultural e reforça o significado do Dia Mundial do Livro, celebrado no último dia 23. A exposição oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer raros exemplares da literatura universal, como as obras do escritor francês Jean de La Fontaine, que trazem consigo fábulas como A Lebre e a Tartaruga, o Lobo e o Cordeiro. Também está presente o Código Civil Uruguai, com assinatura do século XIX.
O servidor aposentado, além de colecionar obras literárias, também se dedica à escrita, e está finalizando mais uma publicação que conterá suas memórias e acontecimentos políticos.“É o que me faz escrever. A leitura me prepara para sofrivelmente tentar transmitir aos leitores um pouco daquilo que eu vivenciei. Se eu não lesse, com certeza eu teria dificuldade maior em escrever. Ninguém escreve sem ler”, declarou.
Dia do Mundial do Livro
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é uma iniciativa estabelecida pela Unesco no ano de 1995, durante a 28ª Conferência Geral realizada em Paris. A escolha desta data marca o falecimento de três renomados escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. O objetivo desta celebração é honrar o livro, promover o hábito da leitura e prestar homenagem aos autores, reconhecendo seus direitos legais.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Leandro Cardoso (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Um senhor de cabelos grisalhos e camisa branca segura um livro aberto em suas mãos. Um livro com a lombada escrita "FABLES DE LA FONTAINE" também está visível na estante.