Via Eleitoral explica sobre duas curiosidades das eleições: candidaturas únicas a prefeito e cidades com mais eleitores do que população
Entrevistado é o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, Amilton Brasileiro Pereira.
No Tocantins, há municípios com candidatura única para o cargo de prefeito nessas Eleições Municipais de 2024. O tema foi destaque no Via Eleitoral desta semana, programa de rádio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, Amilton Brasileiro Pereira, comentou o caso.
O candidato será eleito com a maioria dos votos válidos. “Se comparecerem 10 eleitores, então o candidato vai ser eleito com apenas 10 votos”, explicou. O chefe de cartório ainda falou sobre as formas de se anular uma eleição. “Isso só acontece se por acaso houver fraude, se as pessoas forem impedidas de chegar até o local de votação por alguma malícia que não deixou ou impediu estradas, esses são os casos em que se pode anular uma eleição, mas se tiver apenas um candidato, basta ele ter um voto que já está eleito”.
Mais eleitores que a população
O chefe de cartório também comentou sobre os municípios tocantinenses que têm mais eleitores do que a população. “A maioria das cidades do Tocantins, principalmente interior, são cidades pequenas, e a maior parte da sua população, principalmente os mais novos, migram para os grandes centros, indo trabalhar lá, mas continuam com vínculos em seus municípios de origem. O domicílio eleitoral é diferente do domicílio civil”, disse.
Sobre o Via Eleitoral
Produzido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, o Via Eleitoral é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, mantida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e na Rádio Unitins 96,1 FM de Palmas (TO), mantida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário. Além disso, seu conteúdo é reproduzido por 44 rádios no interior do estado, em parceria com as emissoras de Palmas, ampliando o alcance da informação eleitoral em todo o Tocantins.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)