Eleições 2024: TRE-TO realiza treinamento para o Teste de Integridade
Servidores convocados do Poder Judiciário e do Ministério Público aprenderam o passo a passo da auditoria que acontecerá no dia 6 de outubro.
Para explicar de forma detalhada os procedimentos e técnicas envolvidos no Teste de Integridade da urna eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou na tarde desta terça-feira, 17, uma reunião de treinamento com as servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público convocados para atuarem na auditoria das urnas.
Com abertura do presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave), juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, o treinamento foi conduzido pelos membros da Comissão, Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, Maria José Brito Castro, Ulisses Jardim, Marcelo Ribeiro e Kathiene Pimentel, com a participação do servidor da Seção de Gestão e Infraestrutura, Fernando Ebrahim.
Na ocasião, o magistrado enfatizou a relevância do teste que comprova a integridade da urna e reforçou a importância no processo de todos os convocados. “No sábado pela manhã [5/10] acontece o sorteio das urnas eletrônicas que serão escolhidas para o Teste de Integridade”, explicou o juiz Marcelo Faccioni. “Nós testaremos 20 urnas e duas delas serão testadas com a biometria. Toda essa ação é importante para atestar a confiabilidade do processo eletrônico de votação”, disse.
Passo a passo
O Teste de Integridade acontecerá no dia 6 de outubro, em simultâneo com as Eleições Municipais de 2024, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. A partir das 7h, as urnas eletrônicas sorteadas para o teste serão iniciadas com a impressão da zerésima. Em seguida, votos em cédulas de papel previamente preenchidos por partidos políticos e instituições fiscalizadoras serão lidos em voz alta e digitados nas urnas ao longo do dia pela equipe de auditoria, que é formada por servidores do Poder Judiciário e Ministério Público.
Às 17h, a votação será encerrada com a impressão do boletim de urna e esses dados serão comparados aos votos das cédulas de papel, computados por um sistema específico, comprovando que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo escrito nas cédulas. Toda a ação será filmada para garantia da lisura do processo eleitoral.
Objetivo Estratégico:
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Em um auditório, pessoas assistem a um homem falando para os servidores e servidoras do TRE-TO.