TRE-TO realiza treinamento para auditoria da votação eletrônica
Sessão de capacitação para servidoras e servidores do judiciário e Ministério Público
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai realizar o treinamento com as servidoras e servidores dos órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público convocados para participar da auditoria da votação eletrônica. A iniciativa ocorrerá nesta terça-feira, 17, às 15h no auditório do tribunal, e tem como objetivo preparar os profissionais para a tarefa de garantir a transparência e integridade do processo eleitoral.
O treinamento proporcionará aos participantes a compreensão detalhada dos procedimentos e técnicas envolvidos no Teste de Integridade, assegurando que todos estejam devidamente preparados para colaborar com a auditoria.
Teste de integridade
O Teste de Integridade é uma importante etapa do processo de auditoria, conforme estipulado no § 2º do artigo 67 da Resolução TSE nº 23.673/2021. Esta verificação tem como finalidade assegurar que os sistemas de votação eletrônica funcionem conforme o esperado, sem manipulações ou falhas técnicas. Durante o teste, são realizados procedimentos para confirmar que os votos registrados são contabilizados corretamente, garantindo a precisão e confiabilidade dos resultados eleitorais.
Desenvolvida por meio da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, presidida pelo juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, e estabelecida pela Resolução nº 578/2024. Os trabalhos serão acompanhados pelo procurador federal Humberto de Aguiar Junior, indicação do Ministério Público Eleitoral.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Card mostra letreiros "Teste de Integridade com Biometria".