TRE-TO prestigia posse de Antonio Carlos Ferreira como ministro efetivo do TSE
A ouvidora regional eleitoral do Tocantins, juíza integrante da Corte Silvana Maria Parfieniuk, representou o tribunal tocantinense.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a ouvidora eleitoral do estado, juíza Silvana Maria Parfieniuk, esteve presente na sessão solene de posse do ministro Antonio Carlos Ferreira, agora membro efetivo da Corte.
A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 19, no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A presença da magistrada tocantinense no evento foi designada pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.
A posse foi realizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, após o magistrado ter realizado o juramento. Ao falar em nome do TSE, a ministra Cármen Lúcia elogiou a competência demonstrada pelo ministro durante sua atuação no Tribunal.
“Desejo que seja um período de muito trabalho – como é o trabalho aqui –, porém de muitas alegrias também e de muitos aprendizados. Principalmente, sabemos que podemos contar integralmente com a competência e a segurança que Vossa Excelência demonstra em todas as decisões que tem tomado em todos os julgamentos de que tem participado e que já nos tem ajudado”, disse a ministra.
Grande honra e responsabilidade
Proveniente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Antonio Carlos Ferreira tomou posse como ministro substituto no TSE no dia 13 de junho de 2023. Ele ocupou o cargo de ministro substituto em razão da vaga aberta com o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ocorrido em 8 de abril do mesmo ano. Sanseverino era ministro substituto no TSE pela representação do STJ.
“O Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral como um todo, não julga apenas pessoas – o que, por si só, já seria uma grande responsabilidade –, julga mandatários. Dessa forma, interfere diretamente na vida das cidades, dos estados e do país”, disse o ministro empossado.
Perfil
Natural de São Paulo (SP), Antonio Carlos Ferreira, de 67 anos, é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2011. É formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Foi advogado de carreira da Caixa Econômica Federal por mais de 27 anos, onde exerceu diversos cargos de assessoramento e gestão. Ingressou na instituição em 1979, por meio de concurso público.
Composição do TSE
O TSE é composto de, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal (STF), dois são do Superior Tribunal de Justiça e dois são representantes da classe dos juristas.
Ascom/TRE-TO, com informações do TSE.