TRE-TO participa do I Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial
O evento teve início nesta quarta-feira, 18, e segue até sexta-feira, 20.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participa do I Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial, que acontece nesta quarta-feira, 18, em Brasília. Estão no evento a ouvidora regional eleitoral e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), juíza Silvana Maria Parfieniuk, o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI), Haleks Marques Silva, e o membro da CPAI e servidor PCD, Clairton Thomazi.
O encontro, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segue até sexta-feira, 20. Em sua primeira edição, aborda o tema “Pessoas com deficiência no Poder Judiciário”, tendo como objetivo fortalecer o diálogo, promover boas práticas e criar diretrizes que assegurem a inclusão e acessibilidade no sistema judicial brasileiro.
Programação
No primeiro dia do encontro, foi promovida uma mesa de abertura com a ministra e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, Reynaldo Soares da Fonseca e Sérgio Luiz Kukina, a senadora Mara Gabrilli e o conselheiro do CNJ Pablo Coutinho.
Na sequência, a palestra magna “O conceito social e político da deficiência e os impactos transversais da regulamentação da avaliação biopsicossocial no Brasil” foi conduzida pelo ministro Reynaldo Soares e a ativista PCD Izabel Maria Loureiro Maior.
Assista aqui o primeiro dia do evento.
Confira a programação completa.
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do CNJ.
#ParaTodosVerem: A fotografia mostra três pessoas em pé, posando para a foto. A juíza Silvana Maria Parfieniuk, o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI), Haleks Marques Silva, e o membro da CPAI e servidor PCD, Clairton Thomazi.