Eleições 2024: servidores do TRE-TO que serão apoio no Teste de Integridade recebem treinamento

Equipes do TRE-TO irão auxiliar os servidores do Poder Judiciário e Ministério Público que atuarão na auditoria.

Servidores do TRE-TO que serão apoio no Teste de Integridade recebem treinamento
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Promovendo um Teste de Integridade ainda mais eficiente, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave) realizou na tarde desta quarta-feira, 18, mais uma reunião de treinamento. Dessa vez, os participantes foram servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) que formarão equipes de apoio e supervisão para auxiliar os servidores do Poder Judiciário e Ministério Público responsáveis pelo Teste de Integridade.

O juiz Marcelo Faccioni, presidente da Coave, fez a abertura do evento, enfatizando o papel dos servidores do TRE-TO para o funcionamento do Teste de Integridade no dia 6 de outubro. “Vocês serão o primeiro apoio de quem vai estar trabalhando no teste, quando tiverem qualquer dúvida, vocês serão a primeira pessoa que irão recorrer para tentarem resolver possíveis problemas. Em último caso, se não resolverem, aí vocês devem procurar alguém da Comissão [de Auditoria da Votação Eletrônica]”, disse o magistrado.

A Coave é formada pelas servidoras e servidores Maria Zita Rodrigues, Maria José Brito, Ulisses Jardim, Marcelo Ribeiro e Kathiene Pimentel, Jacira Tavares, Heloísa Silva, José Barroso, Jacinta Tavares, Cleivanise Oliveira, Ivana Rezende e Lilia Dias. A reunião de treinamento também contou com a presença do chefe da Seção de Gestão e Infraestrutura, Fernando Ebrahim.

1/ Galeria de imagens

Responsabilidades

Cada urna eletrônica sorteada para o Teste de Integridade receberá duas equipes de três pessoas, formadas por servidores do Poder Judiciário e Ministério Público, que se revezarão no trabalho a cada 1h30. Cada uma das equipes será acompanhada por um servidor do TRE-TO, que irá supervisionar as ações e ficará à disposição para esclarecimentos.

Deslocamento

A equipe de motoristas e servidores que irão se deslocar para buscarem as urnas sorteadas para o teste, também foi reunida na tarde desta quarta-feira. Na ocasião foram repassadas a logística e orientações do processo.

Passo a passo

O Teste de Integridade acontecerá no dia 6 de outubro, em simultâneo com as Eleições Municipais de 2024, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. A partir das 7h, as urnas eletrônicas sorteadas para o teste serão iniciadas com a impressão da zerésima. Em seguida, votos em cédulas de papel previamente preenchidos por partidos políticos e instituições fiscalizadoras serão lidos em voz alta e digitados nas urnas ao longo do dia pela equipe de auditoria, que é formada por servidores do Poder Judiciário e Ministério Público.

Às 17h, a votação será encerrada com a impressão do boletim de urna e esses dados serão comparados aos votos das cédulas de papel, computados por um sistema específico, comprovando que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo escrito nas cédulas. Toda a ação será filmada para garantia da lisura do processo eleitoral.

Leia mais:

Eleições 2024: TRE-TO realiza treinamento para o Teste de Integridade

Objetivo Estratégico:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 09h às 19h

Acesso rápido