Cerimônia Pública de Carga e Lacração da Urna Eletrônica tem início em Palmas
Nesta solenidade são inseridas as mídias de carga, votação e resultado nos equipamentos.
Em continuidade às cerimônias públicas de preparação das urnas, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas iniciou a Cerimônia Pública de Carga e Lacração na manhã desta sexta-feira, 27. Com as Eleições Municipais de 2024 se aproximando, essa é mais uma etapa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) que garante a segurança e a lisura do processo eleitoral.
O juiz eleitoral substituto da 29ª ZE, Luiz Zilmar dos Santos Pires, fez a abertura da solenidade, desejando a todos um bom trabalho. “Conforme prevê a resolução das eleições municipais deste ano, a Resolução 23.736 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na data de hoje estamos abrindo a cerimônia de preparação das urnas para o dia das eleições. Essa cerimônia começa agora e vai ser concluída amanhã à tarde, quando nós faremos os testes, conforme prevê também a resolução”, disse. “Desejo a todos um bom trabalho, que possamos ter êxito e que cheguemos no dia 6 de outubro sem nenhum incidente”, finalizou o magistrado.
O que acontece na cerimônia de carga e lacração?
Durante a cerimônia, as mídias de carga, votação e resultado são inseridas na urna eletrônica, como explica a chefe de cartório da 29ª ZE, Ana Cecília Catapan. “Na primeira parte, foi feita a geração das mídias, onde são geradas as informações das candidatas e candidatos, assim como das eleitoras e eleitores de cada seção. Agora essas mídias serão colocadas nas urnas, que então serão lacradas para o dia das eleições”, disse. A servidora também explicou que essas cerimônias são públicas e qualquer pessoa pode participar.
Mídias de carga, votação e resultado
O servidor da 29ª ZE, Michel Leão, mostrou o passo a passo da inserção das memórias. A primeira mídia inserida na urna eletrônica é a de carga. Ela contém todo o software, ou seja, os programas, da urna e demais aplicativos da eleição, assim como as informações dos partidos políticos, federações e coligações, os dados dos eleitores, das seções eleitorais e das candidatas e candidatos (nomes e números).
Após dar carga na urna, são inseridas a mídia de votação, que grava todas as operações realizadas, principalmente a votação, e leva as fotos das candidaturas; e a mídia de resultado, que é utilizada na apuração do resultado da urna.
Lacração
Depois que a urna está pronta com todo o sistema e informações necessárias, todas as portas de acesso físico dela são vedadas com lacres especiais. Caso alguém tente retirá-los, os selos evidenciam imediatamente a violação.
Entre eles, estão os lacres para a tampa do compartimento das mídias de votação e resultado e para o gabinete dos terminais do eleitor e do mesário, além de lacres para a tampa do compartimento do conector USB.
Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e pelo representante do Ministério Público.
As urnas
Na capital, são preparadas as urnas para os 629 locais de votação, mais 50 urnas que ficarão de contingência para o caso de acontecer algum problema nos outros equipamentos.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)