A menos de 30 dias das eleições, Via Eleitoral destaca as cotas de gênero nas candidaturas
Juíza da 3ª ZE explica que a porcentagem de 30% pode se referir tanto a mulheres quanto a homens.
A menos de 30 dias das Eleições Municipais de 2024, o Via Eleitoral desta semana destacou as cotas de gênero nas candidaturas que os partidos e coligações devem respeitar. A juíza da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, explicou que a norma exige no mínimo 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada gênero.
A magistrada ainda pontua que isso não significa que as mulheres devam ser a cota de 30%, mas ressalta que as porcentagens se referem para qualquer um dos gêneros, podendo ser 30% homens e 70% mulheres.
Sobre o Via Eleitoral
Produzido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, o Via Eleitoral é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, mantida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e na Rádio Unitins 96,1 FM de Palmas (TO), mantida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário. Além disso, seu conteúdo é reproduzido por 44 rádios no interior do estado, em parceria com as emissoras de Palmas, ampliando o alcance da informação eleitoral em todo o Tocantins.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A ilustração para o vídeo apresenta a criação artística de ondas de rádio em gradiente nas cores azul-escuro, azul-claro, e fundo branco.