Operação Eleições 2024: Forças de Segurança do Tocantins garantem o pleno exercício da cidadania aos eleitores tocantinenses
Monitoramento é realizado direto do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado.
As forças de segurança do Tocantins, por meio da Operação Eleições 2024, estão empenhadas em promover um ambiente seguro aos eleitores tocantinenses para que exerçam sua cidadania com tranquilidade, nos 139 municípios do Estado. O monitoramento está sendo realizado, desde às 7h deste domingo, 6, direto do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Palmas.
Abrindo os trabalhos, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, enalteceu a integração das forças de segurança em prol do exercício da cidadania. “As forças de segurança disponibilizaram seus efetivos e estão nas ruas com o intuito de garantir um pleito seguro a todo cidadão tocantinense. A nossa expectativa é que as eleições ocorram tranquilamente em todo o Estado sem qualquer intercorrência ou situação que possa interferir no pleito eleitoral”, ressaltou o secretário.
Designado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), como representante do Poder Judiciário, o juiz José Ribamar Mendes Júnior complementou que a união das forças de segurança tem garantido eleições tranquilas no Estado. “O nosso objetivo é ter eleições tranquilas, limpas, justas e que possam ser a expressão da vontade da sociedade. Essa união entre as forças de segurança em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral tem feito a diferença nos pleitos eleitorais desde 2012, garantindo o exercício da cidadania”, destacou o juiz.
Operação
A operação Eleições 2024 ocorre em todo o país, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Justiça Eleitoral, com o objetivo de promover a colaboração entre diferentes órgãos de segurança para garantir a realização segura e pacífica das eleições, com o objetivo de assegurar a ordem e a integridade do processo eleitoral.
No Tocantins, a coordenação da operação está a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). A operação envolve as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Texto e foto: Vania Machado/Governo do Tocantins