Eleições 2024: votar é estar ciente de um dever democrático

Desde o primeiro voto até o voto experiente, mais de 978 mil eleitores foram às urnas neste domingo, 6.

Eleições 2024: votar é estar ciente de um dever democrático
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

O exercício pleno do voto é, não apenas um direito das cidadãs e cidadãos, mas também um meio de manter e conquistar outros direitos em prol de uma sociedade melhor, com igualdade e equidade para todos. Votar é estar ciente de um dever democrático, imbuído da responsabilidade que é comparecer às urnas e contribuir com uma escolha que irá mover a comunidade pelos próximos quatro anos.

Nas eleições deste ano, eleitoras e eleitores escolhem seus representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Será o trabalho que os moradores mais verão de perto, por isso a importância para cada um dos municípios é ainda maior. No Tocantins, 978.712 pessoas foram às urnas neste domingo, 6, em 910 locais de votação instalados nas 139 cidades do estado.

Amor à democracia

O voto é facultativo para idosos acima de 70 anos, mas a dona Maria Nair Rocha, de 83, não falta uma eleição. “Eu não sou obrigada, mas exerço o meu voto de coração”, disse a senhora, que foi votar no Colégio Presbiteriano Mackenzie acompanhada da neta, Sofia, de 24. “Para mim é importante pois para a sociedade, é colocar uma pessoa de prestígio para nos representar, não abro mão disso”, finalizou dona Maria.

Por outro lado, o voto também é facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos. No entanto, a estudante Daniela Borges, 17, compareceu à urna pela primeira vez, bastante ansiosa pelo momento. “Fiquei meio nervosa, dá um medo de esquecer o número na hora de votar”, riu. A adolescente também fez questão de pontuar o uso do aplicativo e-Título. “É mais fácil, mais rápido, está no celular, gostei muito do app”, disse.

Mudança de cenários

A jornalista Yane Ulisses se animou para o dia da votação e ressaltou a participação feminina e diversa na política. “Acho importante que as pessoas participem, votem, para que a gente mude o cenário das minorias representativas e comece a eleger mais mulheres, mais representantes diversos para cuidar da nossa cidade e assim melhorar a vida de quem precisa”, expressou.

1/ Galeria de imagens

A volta às urnas

O voto não para neste 6 de outubro. Na capital tocantinense, os eleitores palmenses deverão voltar às urnas no domingo de 27 de outubro para um segundo turno municipal inédito. Com um eleitorado de mais de 200 mil pessoas, Palmas está apta para uma nova etapa destas Eleições, pois nenhum candidato ao cargo de prefeito atingiu mais da metade dos votos válidos.

Este é mais um ato que proporciona que o povo tenha a voz maior e decida o melhor para a sua cidade, com eleições seguras, transparentes, acessíveis e eficientes, por meio de um instrumento de excelência: a urna eletrônica.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública

3- Fomentar a educação política da sociedade

Texto: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Para todos verem: Na foto, uma senhora e sua neta sorriem para a câmera.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido