Com testes de Integridade e de Autenticidade, Justiça demonstra aos eleitores transparência e segurança do processo

Atividades são concentradas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO).

Atividades são concentradas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (...
Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

A última etapa que garante a validação da segurança das urnas eletrônicas nas eleições municipais acontece neste domingo, 6. Até as 17 horas,  o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza o Teste de Integridade, que simula o funcionamento e a movimentação nas seções eleitorais.  Também está sendo realizado o Teste de Integridade com Biometria. As ações acontecem na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO). 

O juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave), destacou a importância de dar visibilidade a todo processo que concretiza a democracia. 

“Com isso a Justiça Eleitoral quer demonstrar ao eleitor a transparência do processo de votação e comprovar que o voto depositado na urna é mesmo voto que vai para o seu candidato”, frisou o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO, destacou o magistrado.

Teste de Integridade

No Teste de Integridade é realizada uma simulação que imita uma eleição real, utilizando urnas eletrônicas e candidatos oficiais. As urnas são selecionadas um dia antes do pleito, podendo ser escolhidas por entidades fiscalizadoras ou por meio de sorteio. 

“Durante o teste, cidadãos da comunidade preenchem cédulas de papel, que são depositadas em um sistema auxiliar e na urna eletrônica. Após a simulação, os resultados obtidos são comparados. Todo esse procedimento é gravado e monitorado por auditores independentes”, explicou Ulisses Martins, servidor da Assessoria de Segurança Cibernética (Asciber)

Já no Teste de Integridade com Biometria, os eleitores que já votaram em suas seções têm a opção de participar, ativando a urna eletrônica para realizar os mesmos testes do método tradicional.

O Teste pode ser acompanhado pelo canal do YouTube.

1/ Galeria de imagens

Urnas

A seleção das urnas eletrônicas que estão sendo utilizadas do Teste de Integridade e do Teste de Integridade com Biometria foi realizada por meio de sorteio e indicação neste sábado, 5. No total, foram sorteadas 19 urnas eletrônicas para o Teste de Integridade, além de uma indicada pelo representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Destas 20 urnas, duas serão testadas com biometria.

Justiça e democracia

Voluntária pela primeira vez, Laís Mitsue, servidora da Justiça Federal, está atuando como auxiliar de auditoria. “É muito gratificante saber que estou contribuindo para a transparência do processo eleitoral. Reforça que como cidadã, posso atestar a lisura do processo eleitoral e comprovar a credibilidade das urnas eletrônicas”, afirmou Laís.

Servidor da Justiça Eleitoral há 30 anos, Francisco Alves Cardoso Filho é um dos supervisores que atua do Teste de Integridade. “Participar deste processo que garante eleições transparentes e seguras só reforça o sentimento de orgulho. Estamos falando de democracia, cidadania e direito.  A segurança do voto é fundamental para a validação de todo o pleito. A sociedade que realmente está trabalhando. Só confirmam a confiança no sistema da votação eletrônica e o quanto é seguro”, afirmou Francisco Alves.

Teste de Autenticidade 

O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais ocorreu neste domingo, 6, às 7h, uma hora antes da abertura do pleito eleitoral para a população de três municípios do estado: Gurupi, Silvanópolis e Palmeirante.

Este teste é realizado por meio da checagem da autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas eletrônicas, que acontece nos locais de votação antes do início do processo eleitoral.

Objetivos Estratégicos:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 09h às 19h

Acesso rápido