TRE-TO recebe servidor do TRE-RN em workshop sobre a tecnologia VOIP Asterisk
As atividades tiveram início na segunda-feira, 25, e finalizarão na sexta, 29.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza um workshop interno para repasse de conhecimento aos servidores e colaboradores da seção de redes do tribunal, sobre a aplicação da tecnologia VoIP aberta Asterisk. A troca de informações e experiências é feita com o servidor Francisco Andretti Newton Barros Barbosa, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A prática teve início nesta segunda-feira, 25, e vai até sexta-feira, 29. O principal objetivo é economizar recursos e melhorar a otimização da comunicação interna das linhas telefônicas do TRE-TO.
Economia e praticidade
Para o coordenador de Suporte e Infraestrutura, Alysson Martins Bruno, a aplicação do sistema de software livre Asterisk trará economia e praticidade para o tribunal. “Estima-se que com o uso desta tecnologia, iremos economizar cerca de 1 milhão de reais por ano. Durante essa semana estamos montando toda essa estrutura do software livre para não termos mais este gasto”, afirmou.
O servidor Andretti Barros ressaltou que no TRE-RN esta solução já foi aplicada diretamente em seus sistemas telefônicos há bastante tempo. “Nós não chegamos a contratar nenhuma empresa, já partimos direto para este tipo de solução. Com relação ao TRE-TO, a principal dificuldade foi em adaptar os aparelhos de telefone que tinham software proprietário para começar a trabalhar com essa solução livre”, disse.
A tecnologia adquirida pelo tribunal vai modernizar as chamadas telefônicas com uso da internet, e possibilitará a prestação de serviços de forma mais ágil e efetiva, além da economia com redução de gastos da telefonia fixa.
Objetivo Estratégico:
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Fabiana Nascimento (estagiária Ascom/TRE-TO)