Sistema “VotaOnline” do TRE-TO é utilizado na eleição da OAB-CE
A ferramenta emprega blockchain e tecnologias avançadas para garantir segurança e eficiência no processo de votação
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem se destacado no cenário nacional com a criação do sistema “VotaOnline”, desenvolvido em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O sistema, que utiliza blockchain e outras tecnologias de ponta, tem revolucionado a forma como eleições podem ser conduzidas, assegurando máxima segurança, transparência e eficiência no processo de votação.
Exemplo disso é que, na última terça-feira, 19, o “VotaOnline” foi utilizado em uma votação inédita no Ceará, conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O pleito ocorreu no município de Aracati, durante a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). A experiência assegurou a integridade dos votos e permitiu o encerramento da votação mais cedo do que o habitual nos municípios onde ainda se utilizam urnas eletrônicas tradicionais.
Outro destaque foi a inclusão de eleitores que se encontravam em outros países, como o caso de um eleitor apto a votar diretamente da França. Essa abrangência demonstra a capacidade do sistema de ampliar o acesso e a participação, mesmo em cenários internacionais.
VotaOnline
Desde 2020, o TRE-TO desenvolveu uma solução para eleições pela internet, o sistema “VotaOnline”, utilizando o “blockchain”, mecanismo de banco de dados avançado e outras tecnologias de ponta para garantir a segurança e auditoria da votação. A criação conta com contribuições do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), e seu uso pode ser feito pelo celular ou computador do usuário.
A ferramenta utiliza autenticação no Gov.BR (plataforma de autenticação de cidadãos do Governo Federal).
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
10- Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Giovanna Brito (Ascom/TRE-TO) com informações do TRE-CE