Reabertura do cadastro eleitoral ocorre a partir de terça-feira, dia 5 de novembro
Serviços da Justiça Eleitoral estarão disponíveis para a eleitora ou eleitor.
Definido pela Lei das Eleições, a partir da próxima terça-feira, 5 de novembro, trinta dias após o primeiro turno, será reaberto o cadastro eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) retomará os atendimentos presenciais e virtuais do eleitorado tocantinense, para emissão do 1º título (alistamento), transferência de domicílio eleitoral e revisão ou alteração no cadastro eleitoral.
Com o cadastro aberto, a eleitora e o eleitor podem emitir as certidões de quitação eleitoral, composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária ou certidão negativa de alistamento eleitoral pela página de autoatendimento eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no cartório eleitoral de cada um dos 139 municípios.
O cadastro eleitoral foi fechado em 8 de maio para que a Justiça Eleitoral preparasse a logística de votação das 1.171.342 eleitoras e eleitores das Eleições Municipais de 2024 no estado do Tocantins.
Cadastro Eleitoral
Para o cadastro eleitoral é necessário nome, endereço e filiação, são informações básicas armazenadas nos sistemas do TSE. Através do cadastro, é possível identificar o registro de quantas pessoas estarão aptas a votar e em qual localidade.
São armazenadas informações referentes à situação do título, ao comparecimento às urnas, às justificativas eleitorais, às transferências de domicílio eleitoral, bem como à atuação como mesária ou mesário e aos débitos eleitorais, entre outros dados eleitorais.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), com informações do TSE
Para todos verem: Foto de um homem estendendo seu título de eleitor para a câmera, escondendo seu rosto atrás do documento.