Ouvidora Regional Eleitoral do Tocantins participa de encontro no CNJ que destaca efetividade dos canais de denúncia em casos de assédio
O evento acontece nestas terça e quarta-feira, 12 e 13 de novembro, em Brasília.
Para representar o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) no Encontro de Comissões e Subcomitês de Prevenção do Assédio e da Discriminação, a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, está em Brasília. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece nestas terça e quarta-feira, 12 e 13 de novembro.
Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual de 2º Grau do TRE-TO, a magistrada é acompanhada pelas servidoras Regina Bezerra dos Reis e Lariza Paranaguá de Faria Gripp, também membros da Comissão.
A importância da efetividade de canais de comunicação no Poder Judiciário para as denúncias de assédio foi destacada na abertura do encontro, e a conselheira Renata Gil, supervisora da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, fez apelo para que as comissões e os comitês sobre o tema nos tribunais sejam mais efetivos.
O encontro
O evento oportuniza a troca de experiências entre tribunais e conselhos sobre prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação e desenvolve, nas oficinas de trabalho, produtos para instrumentalizar comissões e subcomitês no seu âmbito de atuação.
Durante a tarde desta terça-feira, o encontro contou com a apresentação de três temas: “Liderança e Saúde”, “Assédio e discriminação: maternidade e diversidade”, e “Cuidados com a vítima no ponto de vista jurídico”.
Na quarta-feira, haverá cinco oficinas simultaneamente para discutir: experiências em gestão humanizada; aperfeiçoamento normativo; boas práticas; estudos de caso; e metodologias ativas para capacitação e planejamento de campanhas.
Confira a programação completa.
Objetivos Estratégicos:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do CNJ.