Com assinatura do presidente do TRE-TO, Carta de João Pessoa propõe ao TSE medidas para aprimorar ainda mais serviços da Justiça Eleitoral
Documento foi assinado pelos presidentes dos regionais
As reuniões de trabalho do 86º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) em João Pessoa, na Paraíba, resultaram em cinco propostas principais de medidas para melhorar ainda mais o serviço da Justiça Eleitoral brasileira.
As gestoras e gestores apresentaram ao colegiado propostas que visam aperfeiçoar pilares estruturantes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Após deliberar sobre os temas propostos na pauta do encontro, os presidentes assinaram a Carta de João Pessoa, documento que possui os principais marcos da agenda.
O documento foi assinado pelos presidentes dos regionais, como o do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães. “Trata-se de um conjunto de medidas administrativas e direcionadas aos nossos principais clientes, que são os eleitores. São pleitos que propiciam um aperfeiçoamento ainda maior do já realizado serviço de excelência desenvolvido pela Justiça Eleitoral.”
Ao TSE
A carta será encaminhada para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As magistradas e magistrados discutiram temas como adicional de qualificação (AQ), normatização dos níveis de sigilo no PJe 2o grau, a política do sistema nacional de segurança do poder judiciário, modernização da transmissão de dados para a totalização, entre outros.
Comunicação e agenda administrativa
Um dos itens da Carte é o “desenvolvimento de uma ferramenta nacionalizada para comunicação com o eleitor, do tipo chatbot/webchat/omnichannel, que permitam que se obtenham as mesmas questões e as mesmas respostas em todos os dispositivos”.
A “elaboração de uma agenda unificada de atuação administrativa, onde constem as reuniões nacionais, ações, eventos e capacitações institucionais, entre outros, para que seja divulgada com antecedência e permaneça disponível para consulta” é outra deliberação.
O Coptrel
O 86º Coptrel durou dois dias, entre 21 e 22 de novembro, e foi encerrado pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, que agradeceu aos presidentes e servidores pela participação.
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais é presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Próximo encontro
Dentre as deliberações, os integrantes do Coptrel definiram o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) como sede do próximo encontro. A data escolhida foi de 20 a 22 de Março de 2025.
Leia a carta na íntegra neste link.
Confira:
Solenidade abre oficialmente o 86º Coptrel em João Pessoa
Com participação do TRE-TO, Coptrel faz primeira reunião após eleições municipais
Objetivos estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Texto: Cristiano Machado (Ascom TRE-TO), com informações da Ascom TRE-PB
Fotos: Ascom TRE-PB
#PraTodosVerem: Na foto em destaque, o presidente do TRE-TO, desembargador Jonas Demostene Ramos, que participou da programação, juntamente com outros representantes sentados. Ao fundo apresentação em um telão com a logo do 86º Coptrel.