86º Coptrel: Com presença do TRE-TO, diretores-gerais de tribunais discutem demandas da Justiça Eleitoral do país
Pautas serão encaminhadas aos presidentes de tribunais, que vão assinar a Carta de João Pessoa .
Reuniões preparatórias com participação de diretores-gerais da Justiça Eleitoral de todo o país abriram a programação do 86º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) nesta quinta-feira, dia 21, em João Pessoa, na Paraíba.
O diretor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Jonas Demostene Ramos, participou da programação. “O TRE do Tocantins atua pela melhoria e a sincronização da parte administrativa da Justiça Eleitoral num todo, respeitando obviamente as particularidades de cada Estado e região, com vistas a reforçar as condições de trabalho de magistrados, servidores e colaboradores, bem como a eficiência, transparência e segurança de sua missão, que é realizar eleições, além de atuar pela formação sociopolítica”, disse. “As diretrizes do nosso presidente, o desembargador João Rigo Guimarães, e do nosso vice-presidente e corregedor, desembargador Adolfo Amaro Mendes, vão ao encontro do objetivo do que foi debatido e que será levado ao conhecimento dos magistrados que comandam os regionais”, complementou.
Pauta relevante
Entre os temas abordados, a participação da Justiça Eleitoral no pleito dos Conselhos Tutelares, planejamento de aquisição de novas urnas eletrônicas; combate à desinformação; totalização descentralizada de dados por JE Connect; calendário nacional de capacitações de ações institucionais; antecipação das resoluções do processo eleitoral; viabilização do chatbot para atendimento ao eleitor pelo TSE; e discussão sobre a estrutura da Justiça Eleitoral de primeiro grau e sua força de trabalho.
Ao final do dia, os apontamentos foram encaminhados aos presidentes, que se reúnem nesta sexta-feira, dia 22. No encontro serão debatidos temas de interesse da Justiça Eleitoral pelos presidentes dos TREs. A síntese das discussões estará na Carta de João Pessoa, documento que será divulgado ao final do evento.
O primeiro dia
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, abriu os trabalhos nesta quinta-feira, ressaltando a importância da reunião dos diretores-gerais da Justiça Eleitoral.
O TRE-TO
Nesta quinta-feira, o diretor-geral do TRE-TO foi assessorado pela servidora Marisa Batista Alvarenga Webler, assessora-chefe da Presidência do TRE-TO. Já nesta sexta-feira, o presidente do tribunal, desembargador João Rigo Guimarães, participará da agenda, acompanhado do juiz Antônio Paim Broglio.
Objetivos estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Texto: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO) e TRE-PB/Divulgação
#PraTodosVerem
Na foto em destaque, o diretor-geral do TRE-TO, Jonas Demostene Ramos, que participou da programação.