TRE-TO empresta urnas eletrônicas para escola realizar eleição de presidentes de classe em Formoso do Araguaia
Com o apoio da 15ª Zona Eleitoral do município, a ação vai acontecer no Colégio Coopefa
Em cumprimento do seu papel junto à sociedade e visando contribuir para o processo democrático e seguro, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai apoiar a eleição para presidentes de classe da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia - Colégio Coopefa, em Formoso do Araguaia, emprestando oito urnas eletrônicas. A ação acontece de 2 a 4 de abril.
A 15ª Zona Eleitoral vai fornecer todo suporte necessário como a preparação, capacitação e o empréstimo das urnas eletrônicas. Ao todo, 102 alunos do colégio terão a oportunidade de participar da escolha dos presidentes de classe.
Cessão de urnas eletrônicas
A Eleição Comunitária foi criada em 1997 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a finalidade de capacitar mesários, eleitores e equipe técnica fora dos períodos eleitorais, ao mesmo tempo que promove a divulgação e uso da Urna Eletrônica e do Sistema Web.
O objetivo é incentivar universidades, faculdades, conselhos, associações e outras organizações que servem à comunidade a realizarem suas próprias eleições utilizando essas tecnologias.
Para que uma eleição comunitária se realize é necessário que as características da eleição solicitada esteja de acordo com a Resolução TSE nº 22.685/2007 e que as entidades solicitem a cessão das urnas, o sistema de votação específico e o suporte técnico ao juízo eleitoral da zona a que pertençam, com a antecedência mínima de sessenta dias da data prevista para a eleição.
Objetivo Estratégico:
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Giovanna Brito (estagiária Ascom/TRE-TO)