No norte do Tocantins, plantão do TRE-TO tem grande movimentação em cartórios eleitorais
O atendimento ocorreu neste sábado, dia 4, e segue domingo, dia 5, das 8h às 14h.
Na reta final do cadastro eleitoral, com prazo que se encerra na próxima quarta-feira, 8, os cartórios eleitorais da região norte do estado registraram grande movimento neste sábado, 4. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem intensificado os atendimentos nas Zonas Eleitorais para garantir que o maior número de cidadãos tenha acesso aos serviços e possa exercer seus direitos políticos.
Nas 1ª e 34ª Zonas Eleitorais de Araguaína, os serviços mais procurados pelos eleitores foram o alistamento eleitoral (emissão do primeiro título) e a coleta da biometria. Moradores de Aragominas, Araguaína, Carmolândia, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia, atendidos por essas ZEs, buscaram regularizar sua situação eleitoral no fim de semana.
Já no município de Guaraí (6ª ZE), a transferência de domicílio foi um dos serviços mais solicitados pelos eleitores nos últimos dias antes do fechamento do cadastro. É importante destacar que todas as 33 Zonas Eleitorais do estado também funcionarão em regime de plantão neste domingo (5), das 8h às 14h.
Juventude
O chefe de cartório da 34ª ZE, Lélio Maciel Araújo, ressaltou o interesse dos jovens em tirar o primeiro título eleitoral. "Muitos estão procurando porque já se planejam para entrar na faculdade. Além disso, aqueles que completam 18 anos e precisam do título para fazer o Enem, e também aqueles que fizeram o título durante a pandemia e ainda não cadastraram a biometria, estão buscando regularizar sua situação. É muito positivo ver essa preocupação dos novos eleitores com seus direitos e com a cidadania", afirmou Lélio.
Em busca de exercer seus direitos políticos, Karine Marinho, 17 anos, moradora de Araguaína, compareceu ao cartório eleitoral para tirar seu primeiro título eleitoral. "Quero escolher meus representantes e poder cobrar melhorias para nossa cidade", declarou a jovem.
Nova Olinda
Em Nova Olinda, os moradores têm acesso aos serviços eleitorais por meio do Ponto de Inclusão Digital (PID), inaugurado em abril pelo TRE-TO em parceria com a prefeitura da cidade. O município, com um total de 8.260 eleitores aptos a votar, integra a 31ª Zona Eleitoral, com sede do cartório em Arapoema. Até o momento, já foram realizados mais de 280 atendimentos.
Força tarefa
Equipe composta por servidores, colaboradores e estagiários está reforçando o atendimento nas Zonas Eleitorais que precisam de apoio devido ao aumento da demanda. A servidora Teresa Cristina da Silva de Oliveira, que atua na Ouvidoria Regional Eleitoral na capital, está dando suporte em Araguaína. "O fluxo de eleitores aumentou muito, por isso foi necessário montar uma força-tarefa para auxiliar os cartórios eleitorais. Assim conseguimos atender mais cidadãos", explicou Tereza.
Plantão no Dia do Trabalhador
A Justiça Eleitoral do Tocantins também funcionou em regime especial de plantão no feriado da última quarta-feira (1º de maio), Dia do Trabalhador. O plantão resultou em um total de 1.647 atendimentos em todos os 33 cartórios eleitorais do estado. A iniciativa seguiu determinação do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Sikiu Freitez (Ascom/TRE-TO)