Estratégias da 4ª ZE de Colinas reduzem filas e garantem eficácia no atendimento às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral
O prazo encerra na próxima quarta-feira, 8 de maio.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da 4ª Zona Eleitoral com sede em Colinas, desenvolveu diversas estratégias para evitar filas na reta final do fechamento do cadastro eleitoral. Entre as medidas, estão os atendimentos itinerantes nos municípios de Bernardo Sayão, Brasilândia, Juarina e Presidente Kennedy, além da coleta de biometria nas escolas do município de Colinas.
O último prazo para os tocantinenses requererem o cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral é na próxima quarta-feira, dia 8 de maio.
As iniciativas, solicitadas pelo juiz eleitoral Marcelo Laurito Paro, garantiram a otimização do processo de fechamento do cadastro, evitando a superlotação nos últimos dias de atendimento. "Além de garantir um acesso mais amplo e eficiente aos serviços da Justiça Eleitoral e aumentar ainda mais a integridade do processo eleitoral ao proteger os eleitores contra possíveis tentativas de cooptação", explicou o chefe de cartório da 4ª ZE, Cesar Avelar Mineli.
Ainda de acordo com o chefe de cartório, durante o plantão de atendimento realizado neste sábado, 4, uma logística foi montada para atender moradores dos municípios de Presidente Kennedy e Brasilândia. Ônibus foram disponibilizados para garantir o transporte dos eleitores. Já neste domingo, 5, é a vez dos cidadãos de Juarina e Bernardo Sayão.
Ações se iniciaram em 2023
No segundo semestre de 2023, a 4ª ZE já havia realizado ações itinerantes nos municípios de Presidente Kennedy, Brasilândia do Tocantins, Juarina e Bernardo Sayão, atendendo 849 eleitores. Também foi realizado atendimento em todas as escolas de Colinas, alcançando 618 jovens.
Neste ano, novas ações itinerantes foram realizadas nos mesmos locais, atendendo 598 eleitores nos municípios e 647 estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno.
“Começamos a intensificar nossas ações ainda no segundo semestre de 2023 e nos primeiros meses deste ano. Essas ações estratégicas resultaram no atendimento de 2.712 eleitores, sem filas e em ambientes confortáveis, garantindo a satisfação do eleitor e um atendimento de excelência”, afirmou o chefe de cartório.
Plantão no Dia do Trabalhador
A Justiça Eleitoral do Tocantins também funcionou em regime especial de plantão no feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio). O plantão resultou em um total de 1.647 atendimentos em todos os 33 cartórios eleitorais do estado. A iniciativa seguiu determinação do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Sikiu Freitez (Ascom/TRE-TO)