Comunicar, informar e instruir de forma simplificada são diretrizes do projeto de iniciativa do TRE-TO, o “DescomplicaTO”
A apresentação dos relatórios aconteceu na sexta-feira, 24, na sala de reuniões da presidência do TRE-TO.
Alinhar estratégias do projeto “DescomplicaTO”, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), foi pauta de uma reunião realizada na última sexta-feira, 24, para apresentar um relatório ao diretor-geral, Jonas Demostene Ramos. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Presidência, foi apresentado pelo coordenador do Núcleo do Laboratório de Inovação (Lab-in) do TRE-TO, juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, e pelo juiz Antônio Paim Broglio.
O projeto ainda está em fase de conclusão, mas durante a reunião foi informado que o Lab-In está em pleno andamento com o “DescomplicaTO”. Nesta iniciativa será disponibilizada soluções que facilitem a criação e utilização de ferramentas para comunicar, informar e instruir os destinatários finais da Justiça Eleitoral, com foco nas eleitoras e eleitores, mesárias e mesários do Tocantins de maneira simplificada.
O grande benefício que o “DescomplicaTO” trará aos usuários é tornar os processos e procedimentos da Justiça Eleitoral mais transparente, garantindo que sejam compreendidos de forma clara e acessível à população tocantinense.
Recomendação CNJ
Ainda no encontro, foi relatado que o projeto “DescomplicaTO: Comunicação Acessível - Uso de Ferramentas de Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do Tocantins”, será inscrito Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário (Renovajud) e concorrerá ao Prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto também atende ainda a Recomendação 144 CNJ e o Pacto Nacional da Linguagem Simples, na Meta 9 do CNJ, em comunicação simplificada.
Diretrizes do projeto
A simplificação dos processos eleitorais através desse projeto contribui para reduzir a possibilidade de erros e mal-entendidos durante as etapas eleitorais, aumentando assim a eficiência e a eficácia do sistema como um todo. Com instruções claras e acessíveis, as mesárias e os mesários podem desempenhar seus papeis com mais segurança e precisão, garantindo a lisura e a legitimidade das eleições.
O Laboratório de Inovação: Lab-in
O Lab-in do TRE-TO desenvolve atividades que fomentam a construção de cultura de inovação na Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio de eventos, palestras, capacitações e ações similares. Também desenvolve projetos buscando a conexão com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
Para todos verem: membros do Lab-in em reunião, sentados em uma mesa de textura amadeirada.