“Só podemos cobrar melhorias se fizermos nosso papel”, diz feirante de 74 anos atendida no plantão do TRE-TO em Miranorte
Atendimentos continuam neste domingo, 5, até às 14h.
Eleitores pertencentes à 5ª Zona Eleitoral de Miracema e à 28ª ZE de Miranorte, que ainda possuem alguma pendência com a Justiça Eleitoral e deixaram para resolver nos últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro, contam com o atendimento estendido do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO) neste domingo, 5, até às 14h em todo o estado. A medida visa facilitar a regularização da situação eleitoral dos cidadãos e garantir o direito ao voto nas próximas eleições.
Feirante e moradora da fazenda Filho de Inhumas, dona Helena Alves Diniz, de 74 anos, aproveitou o domingo para transferir seu lugar de votação. “Enquanto vida eu tiver, vou votar. Só podemos cobrar melhorias se fizermos nosso papel. Este é um direito meu”, afirmou Helena.
Mãe de dois filhos e residente no município de Dois Irmãos, Marília de Nogueira Freitas Silva, 21 anos, buscou atendimento no cartório eleitoral de Miranorte para realizar a coleta biométrica. “A vida de dona de casa é corrida e este atendimento no domingo facilitou muito para quem não pode vir no decorrer da semana”, afirmou.
Fim do cadastro
O último prazo para os tocantinenses requererem o cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral é na próxima quarta-feira, dia 8 de maio. Já durante a semana, os 33 cartórios eleitorais estão atendendo em horário estendido das 8h às 18h. A iniciativa seguiu determinação do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.
Cave e Autoatendimento Online
Além dos atendimentos presenciais, o TRE-TO oferece também atendimentos virtuais via Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) - 0800 6486-800, que atende tanto pelo telefone quanto pelo WhatsApp e pelo Autoatendimento Online. Essas plataformas digitais permitem ao eleitor realizar transferências de domicílio, revisões de dados e regularizações sem a necessidade de deslocamento até o cartório eleitoral.
Esses canais não só agilizam o processo, mas também garantem acessibilidade para aqueles que, por algum motivo, não podem comparecer pessoalmente. O compromisso do tribunal em assegurar um processo eleitoral eficiente e acessível é ressaltado por meio dessas iniciativas que proporcionam comodidade aos cidadãos.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Sikiu Freitez (Ascom/TRE-TO)