TRE-TO: Carta de compromisso do 85º Coptrel reforça medidas que garantem segurança nos pleitos eleitorais
Carta está disponível na íntegra.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participou da 85º edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), evento que reúne os dirigentes de todos os 27 TREs do país. O encontro ocorreu nos dias últimos dias 6, 7 e 8 de junho e nele foram determinadas as diretrizes designadas na Carta de compromisso.
Entre as deliberações do encontro estão a “implantação do Juiz de Garantias na Justiça Eleitoral” e “Publicação da nova estratégia nacional de Cibersegurança da Justiça Eleitoral”. Marcado pela presença do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, que reforçou o compromisso em realizar um pleito eleitoral seguro, ampliação das medidas de combate às Fake News, proporcionando credibilidade, agilidade e eficácia nas eleições. Também participou o ouvidor regional eleitoral, juiz José Maria Lima.
Juiz de Garantias
Aprovada na sessão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio, a minuta de Resolução nº 23.740 regulamenta a figura do juiz das garantias na esfera eleitoral, que atuará na fase de inquérito policial. O então presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, foi o relator da minuta.
Entre outras atribuições o “juiz das garantias” atuará nos seguintes pontos:
- Recebimento da comunicação imediata de prisão;
- Prorrogação do prazo de duração do inquérito e determinação do trancamento deste quando não houver fundamento razoável para instauração ou prosseguimento; e
- Requisição de documentos, laudos e informações ao delegado de polícia sobre o andamento da investigação e julgamento de habeas corpus impetrado antes do oferecimento da denúncia.
85º Coptrel
Realizado no município de Macapá, Amapá, o 85º Coptrel é fundamentado na missão de contribuir para o aprimoramento da Justiça Eleitoral, visando à excelência dos serviços prestados, de acordo com as apresentações e debates dos temas propostos para cada regional eleitoral conforme a pauta.
A Carta está disponível na íntegra, basta clicar aqui.
Saiba mais:
Norma aprovada pelo TSE regulamenta juiz das garantias na esfera eleitoral
Com participação do TRE-TO, reunião de diretores-gerais abre o 85° COPTREL no Amapá
Objetivo Estratégico:
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), com informações do TSE.