Servidor do TRE-TO é aprovado em doutorado do primeiro programa de educação em rede do Brasil
Haleks Marques Silva defendeu a tese nesta quarta-feira, 26.
Com o tema voltado para a ecologia dos saberes e a epistemologia da complexidade, o servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Haleks Marques Silva, apresentou a tese de doutorado “Nas sendas da ecologia dos saberes: deiscências ao encontro do paradigma educacional ecossistêmico em ambiente amazônico”.
A defesa aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 26, em formato virtual. O trabalho teve como orientadoras a Professora Dra. Maria José de Pinho, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a Dra. Kênia Paulino de Queiroz, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Haleks foi doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE) pela UFT. O servidor destaca que foi aluno da primeira turma, que iniciou em 2020, e foram cinco anos de pesquisa até a conclusão da tese apresentada.
“Foi tanta emoção agora”, disse o servidor após a defesa, onde foi aprovado com louvor. “Foram cinco anos de pesquisa vendo se os trabalhos publicados em programa de mestrado estão indo ao encontro da nova perspectiva da educação, que é da epistemologia da complexidade. Sou da primeira turma desse novo doutorado em rede, que une todas as universidades federais da região norte do Brasil”, finalizou.
A tese
Partindo da problemática sobre as dissertações defendidas abrirem caminhos e potencializarem as discussões na dimensão da ecologia dos saberes socialmente produzidos na Amazônia, a tese de Haleks busca compreender os possíveis potenciais de diálogo e deiscências entre os saberes científicos e os tradicionais amazônicos.
“Quantos caminhos levam aos saberes? Tanto quanto são os sabores e os seres humanos!”, diz o servidor no primeiro capítulo. “Essa pesquisa percorre um intenso caminho em busca de evidências de que a hegemonia do conhecimento científico está dando lugar, espaço, justiça e esperança a outros saberes, tão válidos, urgentes e necessários como aqueles que passam pela aprovação do crivo rigor científico moderno”.
PGEDA
O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) tem a característica de ser o primeiro Doutorado em Educação em Rede do Brasil, que articula 39 pesquisadores de nove universidades federais e uma universidade estadual da região norte. Tem o objetivo de formar novos doutores para investigar a educação nortista, assumindo o desafio de pensar estratégias de integração intrarregional.
Objetivos Estratégicos:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)