“Onde você está, está a responsabilidade no processo de acessibilidade”, diz servidor em palestra promovida pelo TRE-TO
O encontro de sensibilização aconteceu na tarde desta terça-feira, 18.
Promovendo conhecimento e reflexão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nesta terça-feira, 18, a palestra de “Sensibilização sobre questões relativas às pessoas com deficiência e seus direitos”. A ação de capacitação aconteceu no auditório da Sede do tribunal, em Palmas, com transmissão online para todas as zonas eleitorais do estado.
A ação contou com a abertura da secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Kathiene Pimentel, que trouxe a reflexão sobre a suficiência das leis atuais e seus posicionamentos para com os direitos das pessoas com deficiência, destacando a importância da palestra de sensibilização. “Porque de nada vale a lei se isso não está internalizado no nosso dia a dia, se não faz parte da nossa vida e cotidiano. Precisamos falar sobre isso, não com pena, mas apostar no potencial e na disposição de adaptações”, disse a secretária.
Palestra de sensibilização
Instrutor da capacitação, o servidor Clairton Thomazi é coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade (Cpai) do TRE-TO. Pessoa com deficiência visual há quase 30 anos, o servidor tratou o tema de forma direta e dinâmica, realizando uma experiência sensorial com os participantes por meio da ausência de estímulo em dois sentidos (visão e audição).
Com a palestra dividida em quatro etapas, o instrutor falou sobre a deficiência ao longo da história da sociedade, sua própria jornada e readaptação após se descobrir cego, a participação da sociedade neste processo e o que cada um pode fazer, tornando o ambiente mais acessível, diverso e empático.
“Por que eu estou aqui? Porque eu preciso estar no meio da sociedade. Se em um restaurante eu conseguir sensibilizar um garçom, estou cumprindo com meu papel social dentro da minha deficiência. Papel nosso, individual, nesse processo de acessibilidade que permeia o mundo. Onde você está, está a responsabilidade pelo processo de acessibilidade”, disse o servidor Clairton Thomazi.
Assista a palestra completa disponível no canal do TRE-TO no YouTube.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança;
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
Para Todos Verem: Servidor Clairton Thomazi palestrando no palco do auditório do TRE-TO. Ele veste camisa social azul escura e calças brancas. Ao fundo está o painel do slide com a frase “Acessibilidade: e o que eu posso fazer?”.