Goiatins: “Muita coisa mudou; momento é importante para estarmos atentos”, ressalta juiz eleitoral
Titular da 32ª ZE abriu o Transparência em Foco, que esclarece dúvidas sobre novas regras de registro e prestação de contas.
No município de Goiatins, sede da 32ª Zona Eleitoral, o programa Transparência em Foco - Eleições 2024 chegou nesta terça-feira, 30. Em sua segunda semana de atividades, a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) leva informações sobre o processo eleitoral e duas de suas etapas: registro de candidatura e prestação de contas.
A equipe especializada do TRE-TO que esteve em Goiatins é formada pelo chefe da Seção de Sistemas e Administração Web (Sesaw), Alexandre Vieira de Oliveira, pela assistente da Seção de Processamento II (Seproc II), Mirian Moura de Souza, e pelo assistente da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), José Sonimar de Sousa Matos Junior.
Realizado no auditório do Fórum da Comarca de Goiatins, o evento foi aberto pelo juiz eleitoral da 32ª ZE, Herisberto e Silva Furtado Caldas, que ressaltou a importância do programa para a atualização de novas regras da campanha eleitoral. “Muita coisa mudou”, disse o magistrado. “Por isso esse momento é importante para conhecermos essas mudanças e estarmos atentos”, finalizou.
Transparência em Foco
O servidor da Sesaw, Alexandre Oliveira, falou sobre a segurança do sistema de voto informatizado. Ele destacou pontos como o sigilo e a garantia do voto, as auditorias do código-fonte da urna eletrônica, os Testes Públicos de Segurança (TPS), apuração e totalização de votos, biometria e a fiscalização do processo eleitoral.
Já a servidora Mirian Moura, da Seproc, orientou sobre a utilização do sistema CANDex, em relação ao registro de candidaturas para as Eleições Municipais de 2024. Federações, convenções partidárias, impugnações, diligências e julgamento dos registros foram destaques da apresentação.
O tema de prestação de contas ficou com o servidor da Asepa, José Sonimar, que destacou limite de gastos, pré-requisitos para arrecadação de recursos, as fontes de financiamento e elaboração e entrega das prestações de contas.
Participantes
O evento do programa Transparência em Foco se mostrou produtivo para a pré-candidata Diná Reis. “Achei muito importante os esclarecimentos, porque há muitas dúvidas, que podem gerar falhas pela falta de orientação correta. Então esse momento de orientação é muito produtivo”, disse.
“Aprendi bastante coisa que não sabia, como doação e recebimento de recursos”, disse o também pré-candidato Herivelton Cavalcante, ao elogiar a iniciativa do tribunal. “É muito bom esse leque de informações que o TRE está trazendo para nós. Agora vai ficar esse alerta na nossa mente, em tudo o que formos fazer, para fazermos certo, e se tivermos mais dúvidas, correremos atrás para aprender”, destacou.
Importância para a transparência das eleições
O eleitor pode e deve fiscalizar todo o processo eleitoral e a Justiça Eleitoral do Tocantins abre oportunidades para isso. Por meio do Transparência em Foco - Eleições 2024, o TRE-TO leva informações não somente para o conhecimento do cidadão como pessoa apta a votar, mas também para pré-candidatos, partidos políticos, contadores e advogados.
Isso porque para alguém se tornar candidato, é necessário seguir uma série de regras. Todas elas garantem uma eleição segura, transparente e confiável ao cidadão, desde o registro da candidatura até o momento em que o eleitor deixa o seu voto na urna eletrônica.
Agenda
A agenda do evento segue até o dia 9 de agosto, passando por todas as zonas eleitorais do interior do estado, e finaliza no dia 12 na capital tocantinense. Confira aqui as datas e locais onde vão estar as equipes especializadas do TRE-TO.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Texto e fotos: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)