Busca pela manutenção do ISO 9001 reforça compromisso da gestão com a qualidade dos serviços do TRE-TO

Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira, 3.

Reunião de auditoria.
Foto: Vitor Giovane (estagiário Ascom/TRE-TO)

Os trabalhos de auditoria externa para manutenção da certificação ISO 9001 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) se iniciaram nesta quarta-feira, 3 de julho. A reunião de abertura aconteceu na sala da Diretoria Geral com a presença de servidores e colaboradores de secretarias e setores do tribunal.

Na ocasião, o diretor-geral Jonas Demostene destacou os trabalhos realizados pelo TRE-TO, apresentou o cronograma das atividades para as eleições municipais deste ano e reafirmou o compromisso da instituição, dos servidores e colaboradores em sempre zelar pela qualidade de todos os serviços prestados aos tocantinenses.

"Ficamos muito entusiasmados com a auditoria para que possamos mais uma vez concretizar a excelência dos nossos serviços. A busca pela manutenção da certificação ISO 9001 demonstra o compromisso do nosso presidente João Rigo Guimarães com a qualidade dos serviços do TRE-TO”, afirmou Demostene.

No TRE-TO, a equipe responsável pela gestão da qualidade do tribunal é a Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), liderada pelo assessor José Eudacy Feijó de Paiva.

Processos avaliados

A auditora Érica Regina Lini, do Organismo Nacional de Certificação (ONC) que está conduzindo as ações, explicou que, conforme o cronograma, os processos serão avaliados até sexta-feira, 5.

Na auditoria externa, serão avaliados os processos de realização das eleições, que integram o escopo de certificação. A equipe do ONC verificará a eficácia e eficiência dos processos, o cumprimento dos objetivos, os resultados alcançados e a adequação aos requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001.

Certificação ISO 9001

A norma ISO 9001 é um padrão internacional reconhecido que atesta a excelência dos processos de gestão de uma organização. A implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, começou ainda em 2004. 

Em julho de 2005 o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do Sistema de Gestão da Qualidade do tribunal. O TRE-TO foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e é um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil.

Objetivos Estratégicos:

4- Aprimorar mecanismos de gestão processual;

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

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