Araguaína: Jovem destaca importância da participação no processo eleitoral durante Transparência em Foco
Evento também abordou segurança, registro de candidaturas e prestação de contas.
"Votar é uma maneira de fazer a nossa voz ser ouvida e de influenciar o futuro da nossa cidade. É uma oportunidade que nós, jovens, não podemos deixar passar", afirmou Yasmim Moreira, uma jovem eleitora de 19 anos, durante ação do Programa Transparência em Foco - Eleições 2024, realizado nesta terça-feira, 30, em Araguaína (TO).
O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), reuniu eleitoras, eleitores, pré-candidatas, pré-candidatos, representantes de partidos, advogadas advogados, contadoras e contadores. A abertura foi realizada pelo juiz eleitoral, Deusamar Alves Bezerra, que destacou a importância da correta informação para todos os envolvidos no processo eleitoral. "É essencial que candidatos e eleitores estejam bem informados sobre as regras e procedimentos das eleições”, afirmou o magistrado.
Durante o evento, o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Valdenir Borges Junior, comentou sobre as iniciativas tecnológicas para implementação de sistemas eleitorais cada vez mais seguros. “A segurança da informação é uma prioridade em nosso trabalho. Temos investido constantemente em novas tecnologias e na capacitação de nossos profissionais para assegurar que o processo eleitoral brasileiro seja referência em integridade e confiabilidade,” destacou Valdenir.
O chefe da Seção de Processamento II (Seproc II), Adelson Ramos de Meira, complementou, enfatizando a importância da inovação contínua. “Estamos sempre em busca de soluções que não apenas atendam às necessidades atuais, mas que também antecipem os desafios futuros. O uso de tecnologias avançadas, como a biometria e a criptografia, são exemplos de como estamos preparando o sistema eleitoral para as próximas gerações”, afirmou Adelson.
Prestação de contas e financiamento de campanhas
O servidor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TRE-TO, Francisco Cardoso, abordou a importância da prestação de contas eleitorais. Ele enfatizou que partidos e candidatos devem observar rigorosamente a legislação para garantir a correta prestação de contas dos recursos arrecadados e gastos durante as campanhas eleitorais.
Participação jovem nas eleições
A importância da participação jovem nas eleições foi ressaltada por Yasmim Moreira, uma eleitora de 19 anos, que enfatizou como votar é uma maneira de fazer a voz dos jovens ser ouvida e influenciar o futuro da cidade.
Para ela, envolver os jovens no processo eleitoral não só ajuda a garantir que suas vozes sejam ouvidas, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e ativos.
Transparência em Foco
O programa faz parte de uma série de ações da Justiça Eleitoral do Tocantins para promover a conscientização sobre o processo eleitoral e criar um espaço para a troca de informações e esclarecimentos sobre temas relevantes das eleições de 2024. As atividades do programa se iniciaram na última segunda-feira, 22, e continuarão até o próximo dia 9 de agosto nas cidades sede de Zonas Eleitorais.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Giovanna Brito (Ascom/TRE-TO)