Via Eleitoral traz detalhes das cerimônias de diplomação de eleitos e suplentes no Tocantins
Prazo final para a realização das cerimônias é 19 de dezembro.
O programa de rádio Via Eleitoral, produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), destacou, na última semana, as cerimônias de diplomação dos eleitos, eleitas e suplentes das eleições municipais de 2024. A edição contou com uma entrevista especial com o chefe do cartório da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, Miguel Ângelo Dantas Paz Barreto, que trouxe detalhes sobre o processo e sua importância para a democracia.
Segundo o servidor, “a diplomação é um ato solene em que a Justiça Eleitoral atesta que a candidata ou o candidato foi efetivamente eleita ou eleito pelo conjunto dos eleitores, tornando-os aptos a assumir os cargos públicos”. Ele destacou também que candidatos com registros de candidatura indeferidos não podem ser diplomados, mesmo que tenham recursos pendentes, garantindo que o processo eleitoral seja justo e transparente.
O prazo final para a realização das cerimônias de diplomação, conforme o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é 19 de dezembro de 2024. Os eleitores podem conferir o calendário com datas, horários e locais das cerimônias de diplomação no site oficial do TRE-TO.
Via Eleitoral
Produzido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, o Via Eleitoral é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, mantida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e na Rádio Unitins 96,1 FM de Palmas (TO), mantida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário. Além disso, seu conteúdo é reproduzido por 44 rádios no interior do estado, em parceria com as emissoras de Palmas, ampliando o alcance da informação eleitoral em todo o Tocantins.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#Paratodosverem: Banner na cor azul, escrito "via eleitoral", com um desenho de um microfone, centralizado, e abaixo o nome "TRE-TO".