Em Porto Nacional, 3ª ZE diploma eleitos e suplentes de seis municípios nesta quarta-feira, 18
A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Convenções Vicentão.
A 3ª Zona Eleitoral diplomou, na tarde desta quarta-feira, 18, as eleitas, eleitos e suplentes dos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins e Silvanópolis. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Convenções Vicentão, em Porto Nacional, sede da zona, onde foram diplomados 71 eleitos e 30 suplentes, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
A solenidade foi conduzida pela juíza eleitoral da 3ª ZE, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, que destacou a importância de cada etapa do processo eleitoral, pois “o cumprimento de todas essas etapas é o que valida e dá legitimidade aos mandatos que eleitas e eleitos irão assumir no dia 1º de janeiro de 2025”, disse. A magistrada também enfatizou o serviço da Justiça Eleitoral em todo o processo democrático. “A Justiça Eleitoral trabalhou durante todo o pleito para possibilitar que a atuação dos candidatos, dos partidos e dos eleitores ocorresse com a máxima lisura e transparência, como deve ser em um estado democrático de direito”, afirmou.
Mesa de honra
Na mesa de honra também estiveram presentes a representante do Ministério Público Estadual, promotora de justiça Thais Cairo Souza Lopes; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Porto Nacional, Augusto César Bortoleto Bernardes; o chefe de cartório da 3ª ZE, Domingos Galvão de Melo; e o deputado estadual da Assembleia Legislativa do Tocantins, Cleiton Cardoso.
A promotora de Justiça, Thais Cairo Souza Lopes, parabenizou as eleitas e eleitos, lembrando da responsabilidade de cada um para com as cidadãs e cidadãos. “Vocês sabem da importância do cargo de vocês, de todo o trabalho que terão. Vocês escolhidos pelo povo, vieram do povo, são do povo e continuarão sendo do povo, então pensem nisso durante a gestão de vocês”, falou a promotora.
A solenidade
A cerimônia, que teve início às 14h, diplomou 11 eleitos e quatro suplentes de Brejinho de Nazaré, 11 eleitos e dois suplentes de Ipueiras, 11 eleitos e quatro suplentes de Monte do Carmo, 11 eleitos e seis suplentes de Santa Rita do Tocantins, dez eleitos e quatro suplentes de Silvanópolis, e 17 eleitos e oito suplentes de Porto Nacional.
Subiram ao palco, para receber o diploma físico, os prefeitos, vice-prefeitos e vereador mais votado de cada cidade. Demais eleitos e suplentes podem emitir o diploma no sistema Diplomas de Eleitos e Suplentes, página disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Os 22 suplentes que não compareceram à solenidade também podem emitir o diploma no mesmo sistema.
A diplomação
A diplomação é a forma pela qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo no pleito eleitoral, e, por esse motivo, está apto a tomar posse. A organização destas diplomações é realizada pelos cartórios eleitorais junto ao TRE-TO.
Objetivos Estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
Para Todos Verem: A foto foi tirada do fundo do auditório, pegando as costas da plateia. No palco, a juíza eleitoral está falando no púlpito, ao lado direito; já os integrantes da mesa de honra estão sentados à esquerda.