20ª ZE realiza diplomação dos eleitos e suplentes de Jaú, Peixe, São Valério e Sucupira
A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Peixe (TO).
Encerrando o processo eleitoral na região sul do Tocantins, a 20ª Zona Eleitoral realizou, na sexta-feira, 13, a diplomação das eleitas, eleitos e suplentes nas Eleições Municipais de 2024 dos municípios de Peixe, Jaú do Tocantins, São Valério e Sucupira. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Peixe, com transmissão pelo canal da Câmara no Facebook.
Compuseram a mesa de honra a juíza eleitoral da 20ª ZE, Ana Paula Araújo Aires Toríbio, o promotor da 20ª ZE, Mateus Ribeiro dos Reis, a chefe de cartório substituta da 20ª ZE, Suellen Pereira Ramalho, a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vanda Nascimento e o servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Ateon Alves de Siqueira.
A juíza da 20ª ZE, Ana Paula Araújo Aires Toríbio, destacou a importância desse ato para a democracia, enfatizou sobre a responsabilidade com que os representantes do povo devem exercer as suas atividades e abordou temas que devem nortear a administração pública, como saúde, educação e estrutura.
A diplomação
A diplomação é a forma pela qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo no pleito eleitoral, e, por esse motivo, está apto a tomar posse. A organização destas diplomações é realizada pelos cartórios eleitorais junto ao TRE-TO.
As eleitas, eleitos e suplentes que não compareceram na cerimônia de diplomação poderão emitir o diploma por meio do “Sistema de Diplomas de Eleitos e Suplentes” que está disponível no portal do TRE-TO.
Objetivos Estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Giovanna Brito (Ascom/TRE-TO)