Wanderlândia: Participação da sociedade nas ações do Transparência em Foco mostra amadurecimento político, avaliam técnicos do TRE-TO

Programa fecha ciclo de ações na segunda-feira, 12, em Palmas

Programa fecha ciclo de ações na segunda-feira, 12, em Palmas
Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Ao fim de 32 Zonas Eleitorais (ZE) atendidas pelo programa Transparência em Foco - Eleições 2024, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), os técnicos especialistas do Tribunal avaliaram como sucesso o Programa. Em cada cidade sede das ZEs, as pessoas presentes receberam informações e tiraram dúvidas acerca do processo eleitoral, interagindo com os palestrantes. Nesta quinta-feira, 8, com apoio da 27ª ZE, a ação foi realizada em Wanderlândia, no Salão do Júri do Fórum da comarca.

O juiz eleitoral José Carlos Ferreira Machado, do Fórum Eleitoral da 27ª ZE, abriu o evento ressaltando a importância da participação da sociedade na ação Transparência em Foco. “Vivemos um tempo em que a desinformação coloca em risco a lisura do processo eleitoral. Hoje recebemos aqui técnicos do TRE-TO, que irão expor a todas e todos vocês a lisura do nosso sistema eleitoral, além de apresentar e explicar detalhes quanto a Prestação de Contas, Registro de candidaturas, a Segurança do Processo Eleitoral e o combate à desinformação”, ressaltou, acrescentando que toda a sociedade precisa participar de forma ativa do combate às fake news.

1/ Galeria de imagens

Educação Política

Técnicos do TRE-TO, que levaram informações e esclareceram dúvidas dos público presente nas ações, avaliaram que o Transparência em Foco - Eleições 2024 mostrou que, além das pessoas envolvidas no processo eleitoral, cada dia mais, eleitoras, eleitores e a sociedade em geral tem se interessado em conhecer e entender o funcionamento do processo eleitoral Brasileiro, mostrando um crescente amadurecimento em sua educação política.

“Percebo que, com o aumento do combate à desinformação, pela Justiça Eleitoral, as pessoas se despertaram para buscar entender o processo eleitoral. A boa presença das pessoas durante as ações do Transparência em Foco comprovam isso. Houve grande participação. Pudemos esclarecer todas as dúvidas que foram apresentadas e comprovar, com dados técnicos, a segurança do voto e do processo eleitoral, além de apresentar formas e ferramentas para a checagem e combate à desinformação”, afirmou Alexandre Vieira de Oliveira, chefe da Seção de Sistemas e Administração Web (Sesaw) do TRE-TO.

Para o servidor Wagner Nogueira, coordenador de Gestão da Informação (Cogi), a ação do TRE-TO possibilitou o contato direto com candidatas, candidatos, partidos e profissionais que vão atuar nas eleições. “Algumas alterações foram realizadas na legislação e o sistema CANDex ganhou novos campos de preenchimento obrigatório. Então, aqueles que vão tentar um cargo eletivo, são os interessados diretos e puderam ter a orientação e esclarecimentos diretos de técnicos do TRE-TO. Certamente, além de aplicar corretamente o que foi orientado, serão replicadores dessas orientações”, ressaltou.

De acordo com José Sonimar, servidor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), o TRE-TO, honra sua visão de ser modelo na educação política da sociedade ao criar programas como o Transparência em Foco.

“Considerando a experiência vivida nas dez Zonas Eleitorais nas quais estive nas últimas semanas, posso afirmar que há ávido interesse por informações relacionadas à matéria Financiamento de Campanha e Prestação de contas, despertando o interesse de toda a comunidade, e não apenas dos atores envolvidos no processo eleitoral. A realização do Transparência em Foco vai ao encontro dos anseios sociais e cumpre com nossa visão institucional de ser modelo na educação política da sociedade, ficando evidente que o conhecimento disseminado nos últimos dias, contribuirá para a realização de eleições legítimas e com a lisura e normalidade esperadas”, enfatizou José Sonimar.

Transparência em Foco

As ações do programa Transparência em Foco - Eleições 2024 atenderá todas as 33 Zonas Eleitorais, em todas as regiões do Tocantins, finalizando em Palmas, na próxima segunda-feira, dia 12.

Objetivos Estratégicos:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.

Texto e fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: Um homem discursa em um microfone para um grupo de pessoas sentadas em uma sala. Ao fundo, uma tela projeta o título "PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO".

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido