TRE-TO leva ação do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas para Dianópolis
O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado, nesta segunda-feira, 22.
“Promovendo a voz e a participação: Desafios e Caminhos na Comunidade Quilombola Lajeado” foi tema de mais um debate do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas, nesta segunda-feira, 22. O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado, que também recebeu ações de regularização eleitoral pelo itinerante da 25ª Zona Eleitoral.
Alunas e alunas da escola, moradoras e moradores da Comunidade Lajeado e da região do município de Dianópolis, puderam participar com os integrantes da roda de conversa sobre a importância e necessidade de exercerem a cidadania por meio do voto e envolvimento político.
A mediação da roda de conversa foi realizada pela coordenadora do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas do TRE-TO, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias. Debateram com a comunidade o juiz eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, João Alberto Mendes Bezerra Júnior; a coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço; a diretora da Escola Municipal Descoberto, Yone Luiz Martins; e a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Celenita Gualberto Pereira Bernieri.
A coordenadora do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas do TRE-TO, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias, destacou que o momento é oportuno para fomentar a democracia. “Com este evento esperamos ampliar ainda mais o diálogo com a Comunidade Quilombola e todos aqui presentes. Pois são fundamentais para nossa democracia”, afirmou a juíza.
Já o juiz eleitoral da 25ª ZE, João Alberto Mendes Bezerra Júnior, ressaltou a necessidade da valorização e do protagonismo local, da comunidade, buscando exercer seu direito ao voto, nas escolhas de seus candidatos e ainda da participação na vida política local e regional, lembrando de grandes nomes da luta quilombola.
Atividades
O programa permanente +Mulher +Democracia vai acontecer no dia 23, às 19h, no auditório do Colégio João D’Abreu, Câmpus Dianópolis. Nesta ação será realizada uma audiência pública com uma roda de conversa sob o tema “Inclusão da Mulher na Política”.
O município de Dianópolis vai receber ainda uma ação que promove educação política aos jovens por meio do programa Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro. O evento acontece na próxima quarta-feira, 24, também no auditório do Colégio João D’Abreu, às 7h30.
Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Fotos e texto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)